Abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira com palestra e apresentação de projetos

UFMA realiza Workshop Amazônia Legal entre 22 e 23 de junho

publicado: 22/06/2022 15h06, última modificação: 22/06/2022 15h06
Amazonia Legal

Por Letícia Araújo e Mariana Pontes

Com transmissão simultânea para o YouTube e Instagram da AGEUFMA, a Universidade Federal do Maranhão promoveu um encontro de coordenadores de pós-graduações vinculadas ao Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação (PDPG) e ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad Amazônia Legal), na manhã desta quarta-feira (22). A solenidade de abertura faz parte da programação do Workshop Amazônia Legal, promovido pela AGEUFMA e que vai até amanhã (23).

No decorrer do evento, foi ministrada uma palestra intitulada “Panorama da Pós-graduação no contexto da Amazônia Legal”, pelo Prof. Dr. Jackson Resende, Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Diretório Regional Amazônia Legal do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP), onde destacou as atividades do Diretório no Mato Grosso e Maranhão.

O palestrante assinalou que os programas implementados pelas Universidades Federais, inclusive os programas PDPG e Procad, desenvolvem ações sustentáveis relevantes na região amazônica, além de planos de ação importantes para o desenvolvimento do ensino superior na região. O professor reforçou que a educação não transforma pessoas, mas transforma o mundo e elogiou as iniciativas que a UFMA vem realizando “a integração com outras instituições públicas são fundamentais para o fomento do ensino de pós-graduação, além de condição básica para a formação de profissionais e para a ciência, a cultura.” concluiu o professor.

O presidente da Fapema, Prof. Dr. André Luís, reforçou a importância da atuação do PDPG e Procad na região amazônica: “É fundamental contribuir a nível local e nacional para programas voltados para essas iniciativas. Destaco os programas voltados para a Amazônia que a Fapema realizou junto com a Fapesp e sua importância.” pontuou o Professor.

A Diretora de Pós-graduação da AGEUFMA, Profa. Dra. Flávia Raquel, ressaltou como tem atuado frente à gestão dos programas Procad e PDPG “Aprovamos os projetos do PDPG escolhendo projetos divididos entre três eixos: energia, biodiversidade e saúde. A construção do PROCAD e do PDPG agrega valor para todas as instituições que participam.”  destacou a Diretora.

O Pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, representou o reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado, apresentando números da atuação da UFMA frente aos projetos e programas relacionados ao desenvolvimento dessa região. "Atualmente a UFMA implementa quatro propostas em três programas PDPG, além de 13 programas Procad. Esses projetos em andamento mostram o potencial dos nossos pesquisadores, que possuem a capacidade de apresentar pesquisas inovadoras e demonstram o aumento da qualidade desses programas de pós-graduação que contemplam a Amazônia”, destacou Fernando Carvalho.

Divulgação de resultados

Foram realizadas apresentações dos principais resultados dos Programas vinculados ao PDPG durante a manhã do evento e, no decorrer da tarde, estão sendo apresentados os resultados do Programa Procad. Os coordenadores de pós-graduações realizaram, ainda, uma mesa redonda onde apresentaram suas considerações sobre os programas e comentários acerca do evento.

Confira, abaixo, a lista de apresentações desta manhã (22):

PDPG – Biodiversidade - Conservação da biodiversidade: interface da economia criativa com a qualidade ambiental - Prof. Dr. Arkley Marques (PPGCULT)

PDPG – Saúde - Consolidação de Programas de Pós-Graduação como ferramenta para redução de distorções regionais no enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Estado do Maranhão. - Prof. Dr.Rui Miguel (PPGSAD)

PDPG – Energia - Consolidação de quatro programas de Pós-Graduação com ações centradas na área estratégica de energia e as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal - Prof. Dr. Paulo Henrique (PPGEA).