UFMA publica Edital com vagas de mestrado e doutorado para a Pós-Graduação em Saúde Coletiva

publicado: 24/05/2024 10h31, última modificação: 24/05/2024 10h40
EDITAL AGEUFMA MODELO (1).jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), publicou o Edital nº 36/2024 para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Este programa visa fomentar a formação acadêmica e a pesquisa na área de saúde coletiva, contemplando ações afirmativas e políticas de qualificação de servidores.

Edital completo: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-36-2024-pos-graduacao-em-saude-coletiva/edital-ageufma-no-36-2024-abertura-do-processo-seletivo-discente

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMA tem como objetivo principal a formação de mestres e doutores capacitados para atuar em diversas áreas da saúde pública. O programa está estruturado para promover a pesquisa científica, a inovação e a aplicação prática de conhecimentos em saúde coletiva, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população.

Quantidade de Vagas

O edital oferece um total de 20 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- **Mestrado:** 14 vagas
- 04 vagas para ações afirmativas
- 03 vagas para servidores técnicos administrativos da UFMA
- **Doutorado:** 06 vagas
- 03 vagas para ações afirmativas
- 02 vagas para servidores técnicos administrativos da UFMA

Além das vagas descritas, candidatos aprovados e não classificados poderão ser convocados seguindo a lista de excedentes, caso haja credenciamento de novos professores com vaga disponível para orientação até o início das aulas do PPGSC

Público-Alvo

O público-alvo do edital inclui:
- Graduados na área da saúde e afins interessados em aprofundar seus estudos e pesquisas em saúde coletiva.
- Servidores técnicos administrativos da UFMA que buscam qualificação profissional.
- Candidatos de grupos sociais historicamente excluídos, como pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas, trans e de baixa renda, através de ações afirmativas

Inscrições e Procedimentos

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFMA, no endereço eletrônico [https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S](https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S). Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação exigida em formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB por arquivo.

Informações Adicionais

Para mais informações, os candidatos podem acessar os detalhes do edital no site da AGEUFMA www.ageufma.ufma.br ou entrar em contato com a Comissão de Seleção do PPGSC via e-mail (seletivopgsc@ufma.br).

Este edital representa uma oportunidade significativa para a formação avançada em saúde coletiva, alinhada com as políticas de inclusão e qualificação profissional da UFMA. A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a promoção da diversidade e a excelência acadêmica na pesquisa em saúde pública.