UFMA promove mostra de projetos de extensão na pós-graduação em Seminário

publicado: 26/09/2024 10h21, última modificação: 26/09/2024 10h21
1.png

Na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro de 2024, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início ao I Seminário de Extensão na Pós-Graduação (PROEXT-PG), um evento virtual que visa fortalecer o diálogo entre as atividades de extensão e os programas de pós-graduação. Organizado pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), o seminário abordou temas como inovação, desenvolvimento sustentável e inclusão social. A abertura oficial ocorreu às 9h na plataforma Google Meet e YouTube, com a participação de gestores, professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversas áreas.

O reitor da UFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância do evento para a universidade. "Este seminário reforça nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento das comunidades que nos cercam", destacou o reitor. A mesa de abertura contou ainda com a presença da Pró-Reitora da AGEUFMA, Profa. Dra. Flávia Nascimento; da Pró-Reitora da PROEC, Profa. Dra. Josefa Bentivi; do Diretor de Extensão da PROEC, Alden Almeida; e da Diretora de Pós-Graduação da AGEUFMA, Profa. Dra. Rosângela Fernandes, que também enfatizou o papel transformador da extensão na formação acadêmica.

Apresentações e Discussões

Logo após a cerimônia de abertura, foram iniciadas as apresentações das propostas de extensão selecionadas. A primeira delas, intitulada "Promoção da saúde única com ênfase na educação em saúde e qualidade ambiental – Uma estratégia de combate às doenças transmitidas por vetores (DTVs)", foi apresentada pelos representantes do PPGBC/PRODEMA. Outras propostas abordaram temas como a modernização de laboratórios, capacitação de minorias e fortalecimento das comunidades locais por meio da saúde e educação.

Ao longo do dia, as discussões giraram em torno de iniciativas que integram a pesquisa e a extensão em áreas como saúde, tecnologia, educação e sustentabilidade. No período da tarde, a programação incluiu apresentações como "Formação em pesquisa para a pós-graduação na área de Letras e de Linguística" e "Da ciência à transferência de conhecimento em saúde com impacto social no entorno da UFMA", que mostraram como a universidade busca impactar positivamente a sociedade por meio da pós-graduação.

Palestra de Encerramento

O ponto alto do evento foi a palestra de encerramento proferida pela professora Olgamir Amancia Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), que compartilhou sua experiência com a extensão universitária. Sob o tema "Extensão na Pós-Graduação: contribuições e experiência da Universidade de Brasília", a palestra abordou as práticas inovadoras de integração entre a universidade e as comunidades, destacando o papel social da pós-graduação no Brasil.

O evento foi finalizado com um agradecimento aos participantes e uma mensagem de incentivo para que as discussões levantadas inspirem ações transformadoras. O I Seminário de Extensão na Pós-Graduação da UFMA promete ser um marco no fortalecimento da relação entre a academia e a sociedade, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social.