Notícias
UFMA promove Encontro de Empresas Juniores no NAVE e amplia apoio institucional ao empreendedorismo estudantil
Por Lucas Barbosa
Com foco no fortalecimento do ecossistema empreendedor universitário, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, por meio da DEMP/AGEUFMA, nesta segunda-feira (13), no Núcleo Avançado de Empreendedorismo (NAVE), o Encontro de Empresas Juniores (EJs), reunindo representantes de diversos cursos de graduação e campi da instituição. A iniciativa reafirma o compromisso da UFMA com a formação de lideranças estudantis e o incentivo à cultura empreendedora na educação superior pública.
Coordenado pelo Prof. Dr. Hélio Matos, Diretor de Empreendedorismo, o Encontro de Empresas Juniores contou com a participação ativa de estudantes empreendedores de EJ's ligadas aos cursos de Engenharia, Artes Cênicas, Enfermagem, Odontologia, Administração e Engenharia Aeroespacial, além de representantes de EJs dos campi do continente, que acompanharam as discussões por meio de plataforma virtual. A atividade teve como objetivo principal escutar as necessidades das empresas juniores e estabelecer diretrizes para sua consolidação e crescimento no ambiente acadêmico e no mercado.
Durante a reunião, foram abordados temas estruturantes para o movimento de empresas juniores da UFMA, como a fundação, regularização, gestão jurídica e financeira, além da articulação com políticas institucionais de apoio. Entre os anúncios estratégicos, destaca-se a oferta de suporte contábil gratuito por meio do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) e de orientação na gestão financeira por meio do projeto de extensão Finanças em Foco. Ambas as iniciativas integram o Programa de Educação Empreendedora da UFMA e visam qualificar a atuação das EJs com base em critérios de excelência técnica, legal e administrativa.
De acordo com Fernanda Arantes, Coordenadora de Educação Empreendedora e Empresas Juniores da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP), o momento foi de escuta ativa e construção colaborativa. “A reunião com os presidentes das Empresas Juniores da UFMA foi produtiva, destacando-se pela escuta das principais dificuldades enfrentadas na gestão e expansão das EJs. A DEMP anunciou a realização de treinamentos regulares para fomentar o empreendedorismo em toda a comunidade acadêmica. Também foi apresentado o Selo EJ UFMA, que reconhecerá e dará credibilidade às empresas juniores que atenderem aos critérios de regularização", afirmou.
A proposta do Selo EJ UFMA representa um avanço institucional no reconhecimento e valorização do papel das EJs dentro da universidade, conferindo identidade, legitimidade e visibilidade a essas organizações estudantis que funcionam como laboratórios práticos de formação empreendedora e cidadã.
Representando a Prática Engenharia Júnior, empresa dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e de Transportes, o estudante Gustavo Borges evidenciou os ganhos da aproximação institucional com a UFMA: “Esse movimento permite uma aproximação entre a prática e a Universidade, criando uma relação de ajuda mútua onde ambas crescem juntas. Isso fortalece a marca da Prática Engenharia Júnior, diretamente atrelada à UFMA, e amplia as oportunidades de participação em eventos, redes e articulações com empresas sêniors e investidores”.
A infraestrutura do NAVE também foi pauta da reunião. Embora algumas EJs já contem com salas no prédio, foi oficializado que todas as empresas juniores vinculadas à UFMA passarão a ocupar espaços no Núcleo, promovendo maior integração, monitoramento e apoio técnico. Além disso, ficou definida a realização de reuniões bimestrais com as lideranças das EJs, com o propósito de identificar demandas, propor soluções conjuntas e fomentar um ambiente contínuo de aprendizado e desenvolvimento.
Ações do documento