UFMA promove em setembro I Seminário de Extensão na Pós-Graduação

publicado: 04/09/2024 15h25, última modificação: 04/09/2024 15h44
Cópia de TRIFOLD AGEUFMA.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu um importante passo para fortalecer a extensão universitária na pós-graduação ao preparar a primeira edição do Seminário de Extensão na Pós-Graduação, uma iniciativa interinstitucional realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA). O evento está marcado para o dia 25 de setembro, às 9h, e será transmitido ao vivo pelo canal da AGEUFMA no YouTube

Este seminário integra uma série de ações que a UFMA tem implementado para consolidar a extensão universitária dentro dos programas de pós-graduação, promovendo a integração do ensino, pesquisa e extensão de forma a gerar impactos sociais significativos. Uma das principais iniciativas que embasa este movimento é a recente contemplação da UFMA no Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (ProExt-PG), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC).

Financiamento e Projetos

A UFMA foi contemplada com um financiamento de R$ 804.000, que será destinado à implementação do projeto de extensão aprovado, intitulado “UFMA como agente transformador: da geração de ciência à ação para promover saúde, cultura, comunicação, inclusão e desenvolvimento social”. Este projeto é resultado da colaboração entre a AGEUFMA, PROEC e os programas de pós-graduação da UFMA, e tem como objetivo principal alinhar as atividades acadêmicas às demandas da sociedade maranhense, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta é dividida em seis eixos de atuação, que abrangem desde a oferta de educação continuada e serviços de saúde até a criação de uma plataforma de comunicação integrada e atividades culturais que valorizam a diversidade local. Estas ações estão sendo coordenadas por uma equipe multidisciplinar e interprogramas, com a participação de diversos programas de pós-graduação.

Edital de Apoio à Extensão na Pós-Graduação

Em consonância com essas iniciativas, a UFMA lançou o Edital Nº 01/2024, que oferece apoio financeiro para ações de extensão vinculadas aos programas de pós-graduação. Publicado em 21 de maio de 2024, o edital visa fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando a interdisciplinaridade e a colaboração entre diferentes programas de mestrado e doutorado.

Os projetos aprovados receberão financiamento que varia de R$ 10.000,00 a R$ 100.000,00, dependendo do número de programas envolvidos. As propostas devem estar alinhadas às ações aprovadas no ProExt-PG, abrangendo áreas como saúde, tecnologia da informação e comunicação, cultura, empreendedorismo, e integração com a comunidade.

O I Seminário de Extensão na Pós-Graduação marca um momento significativo para a UFMA, consolidando os esforços da Universidade em alinhar suas atividades acadêmicas com as necessidades sociais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com a realização deste evento e as diversas ações que estão sendo implementadas, a UFMA reafirma seu compromisso com a transformação social e o desenvolvimento local, tornando-se um agente de mudança para a sociedade maranhense.