Notícias

UFMA participa do 41º ENPROP e debate futuro da Pesquisa e da Pós-Graduação no Brasil

publicado: 07/11/2025 14h40, última modificação: 07/11/2025 14h40
1.png

A Pró-Reitora Flávia Nascimento, da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) da Universidade Federal do Maranhão participou, entre os dias 5 e 7 de novembro, do 41º Encontro Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP 2025). O evento, realizado na PUC Goiás, em Goiânia, reuniu os principais gestores da área no país para debater os rumos da pesquisa e da pós-graduação. 

A delegação do Maranhão contou com representantes das pró-reitorias da Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, UEMA, UEMASUL e IFMA, reforçando a articulação do estado nas pautas científicas nacionais. O encontro foi marcado pela participação de figuras centrais do cenário educacional. A Presidente da CAPES, Denise Carvalho, ministrou uma palestra na manhã de quinta-feira, dia 6. A conferência de abertura, na noite do dia 5, foi conduzida por Antônio Gomes, Diretor de Avaliação da CAPES.

Temas estratégicos para o futuro da ciência foram centrais na programação. Na sexta-feira, dia 7, os gestores participaram da "Oficina - Regulamentação da IA na PG" , um espaço dedicado à discussão e relatoria sobre o uso e as normas da Inteligência Artificial nos programas de pós-graduação. Outras pautas relevantes incluíram políticas de equidade de gênero e o debate sobre "Educação e Ciência para enfrentar a crise climática"

Para a delegação maranhense, um momento crucial foi a "Reunião das Regionais", ocorrida no primeiro dia do evento. Os pró-reitores do estado integraram as discussões da "Regional Norte", alinhada ao Fórum de Pró-Reitores da Amazônia Legal (FOPROP Amazônia Legal), para debater desafios e estratégias específicas para o desenvolvimento da pesquisa na região. 

Ações do documento

registrado em: ,