Notícias

UFMA participa de reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP) Regional Norte-Amazônia Legal

publicado: 20/03/2026 12h59, última modificação: 20/03/2026 12h59
WhatsApp Image 2026-03-20 at 10.51.45.jpeg

PORTO VELHO (RO) – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria AGEUFMA, representada pela Profa. Dra. Flávia Nascimento, participa nesta semana da 2ª Reunião Ordinária do FOPROP Regional Norte-Amazônia Legal. O evento, realizado durante todo o dia 20 de março, ocorre nas dependências da UNIR Centro e no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, Rondônia.

A mesa de abertura contou com a presença da reitora da UNIR, Profa. Dra. Marília Pimentel; da presidente do FOPROP Norte-Amazônia Legal, Profa. Dra. Iraildes Assunção e do Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR, Prof. Dr. José Juliano Cedaro.

Um dos marcos do encontro foi a assinatura simbólica do Edital Rede Amazônia Legal, que visa fortalecer a integração científica e tecnológica entre as instituições de ensino superior da região.
A programação do evento destaca a participação da presidente da CAPES, Profa. Dra. Denise Pires de Carvalho, que abordou o lançamento do Edital Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia Legal.

Na ocasião, foi anunciado o resultado final do Programa CAPES-GLOBAL.EDU, em que coloca a UFMA entre as instituições contempladas, consolidando sua inserção em redes estratégicas de internacionalização da pós-graduação.

Além disso, o cronograma do evento inclui apresentações técnicas da Diretoria de Programas e Bolsas (DPB) e da Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES, seguidas por reuniões de trabalho entre os pró-reitores para discutir as diretrizes da pós-graduação no cenário regional.

Ações do documento

registrado em: