Notícias

UFMA participa ativamente da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, que projetará futuro da CT&I para os próximos 10 anos

publicado: 23/03/2024 09h15, última modificação: 23/03/2024 09h16
1.png

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão teve sua abertura oficial às 18h30 do dia 21 de março, com a presença da secretária da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Natassia Weba, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall. A aula magna, um dos momentos mais esperados, foi conduzida pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, trazendo visões e perspectivas sobre o tema da sua pasta.

O foco da conferência foi a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para os próximos dez anos, além da criação de uma Nova Política Estadual. Temas cruciais como a recuperação do Sistema Nacional, a inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação em programas nacionais estão sendo discutidos de forma ampla e participativa.

As ideias e contribuições apresentadas pela comunidade científica maranhense e sociedade organizada serão levadas para debates em nível nacional, integrando-se ao plano ENCTI 2025-2035 e moldando o futuro da ciência e tecnologia no país. Não podemos deixar de mencionar que a conferência regional está agendada para ocorrer em Recife, de 24 a 25 de abril, e a Nacional, de 4 a 6 de junho, em Brasília, evidenciando o compromisso do Maranhão em contribuir ativamente para esses importantes eventos.

No segundo dia da conferência, as discussões foram ainda mais enriquecedoras, abordando os avanços científicos, as últimas tendências em tecnologia e os impactos da inovação no estado. Participantes de diversas áreas do conhecimento compartilharam experiências e conhecimentos, fortalecendo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. Entre as atividades programadas para o dia, destacaram-se os painéis sobre programas estratégicos em C,T&I, ecossistema de inovação, ciência na base da inovação, bioeconomia e ciência e comunidade, mediados por renomados profissionais da UFMA, como a Profa. Dra. Mikele Sant'Anna, Diretora de Inovação da AGEUFMA; o Prof. Dr. Hilton Costa, pesquisador do BAITES; a Profa. Dra. Claudia Quintino, pesquisadora renomada do Programa de Pós-Graduação em Química; o Prof. Dr. Antônio Oliveira, representante da SBPC/MA e o Prof. Dr. Eduardo Almeida Jr., Diretor de Pesquisa da AGEUFMA, evidenciando o engajamento e a expertise da instituição no desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

A UFMA reitera seu compromisso com o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão e parabeniza todos os envolvidos pelo sucesso desta conferência, que certamente deixará um legado duradouro para o progresso do nosso estado e do país. Juntos, continuaremos impulsionando o desenvolvimento e transformação da nossa sociedade.

registrado em: