Notícias
UFMA nas comunidades indígenas: inclusão, pesquisa e valorização cultural
Por Emilly Cardozo
O projeto chamado “Ações de Extensão na Pós-Graduação: Capacitação e Iniciativas para a Inclusão Social” surgiu com a iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Imperatriz e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – São Luís de promover oficinas de empreendedorismo a fim de capacitar membros das comunidades tradicionais dos município de Penalva (MA), além de preparar graduandos e recém egressos de instituições públicas de ensino superior que fazem parte de minorias sociais a se preparar para o processo seletivo para a pós-graduação.
Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.
Ações Realizadas
18 a 22 de agosto de 2025
Oficina de preparação para mestrado no Território Indígena Krikati
Realização no território Krikati de várias oficinas de instrução aos povos tradicionais para o processo seletivo do mestrado, com a participação dos membros do PPGS, que auxiliaram os interessados na elaboração de projetos de pesquisa e na compreensão das etapas do processo seletivo.
Detalhes do Projeto:
-
Título: Ações de Extensão na Pós-Graduação: Capacitação e Iniciativas para a Inclusão Social
-
Coordenação: Prof. Dr. Benedito Souza Filho
-
Local: Imperatriz e Penalva
-
Parceria: Universidade Federal Do Maranhão
-
Público-alvo: Comunidades tradicionais
-
ODS relacionado: Redução das desigualdades; Paz, justiça e instituições eficazes; Educação de qualidade
Metodologia
Realização de oficinas e cursos na modalidade presencial com a participação de professores e discentes que fazem parte dos programas de pós-graduação, juntando teoria e prática. Além da ministração de minicursos e seminários em nível de pós-graduação, para povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência.
Metas e produção acadêmica
- Capacitar integrantes de comunidades tradicionais de modo a melhorar as suas condições de vida e trabalho;
- Capacitar graduandos e egressos de modo a contribuir para o ingresso em cursos de Pós-graduação;
Ações do documento