UFMA moderniza acesso aos seletivos de Pós-Graduação por meio da plataforma GOVBR

publicado: 25/07/2024 10h39, última modificação: 25/07/2024 10h39
Cópia de EDITAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), lançou uma nova ferramenta digital em parceria com a plataforma GOVBR. Este serviço visa simplificar e modernizar o acesso aos processos seletivos de pós-graduação, proporcionando maior eficiência e praticidade para a comunidade acadêmica.

O novo serviço digital permite aos candidatos acessar informações e realizar inscrições nos processos seletivos de pós-graduação da UFMA de forma totalmente on-line. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da universidade para integrar soluções tecnológicas que facilitem a gestão acadêmica e administrativa.

Principais Funcionalidades

Entre as funcionalidades do novo serviço digital, destacam-se:
- Criação de Conta GOVBR: Acesso unificado a diversos serviços digitais do governo federal, incluindo os seletivos de pós-graduação da UFMA.
- Acesse em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br

- Inscrições Online: Possibilidade de realizar inscrições em processos seletivos diretamente pela plataforma, sem a necessidade de deslocamento ou envio físico de documentos.
- Acesse em: [Serviços Digitais SIGAA](https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/servicos_digitais)
- Acompanhamento de Inscrições: Ferramenta para acompanhar o status das inscrições e resultados dos processos seletivos em tempo real.
- Interação com a Coordenação: Canal direto de comunicação com as coordenações dos programas de pós-graduação para esclarecimento de dúvidas e envio de documentos adicionais.

A implementação desta ferramenta digital traz diversos benefícios para estudantes e profissionais interessados em ingressar nos programas de pós-graduação da UFMA. Entre os principais benefícios estão a agilidade e eficiência, que resultam na redução da burocracia e maior rapidez no processamento das inscrições e divulgação dos resultados. Além disso, há garantia de segurança dos dados pessoais e maior transparência no processo seletivo, proporcionando segurança e transparência. A acessibilidade é outro ponto forte, facilitando o acesso aos serviços a partir de qualquer lugar, sem a necessidade de presença física na universidade. Por fim, a iniciativa promove a inovação tecnológica, incentivando o uso de tecnologias modernas na gestão acadêmica e administrativa.

Como Acessar

Para utilizar os novos serviços, os candidatos devem criar uma conta na plataforma GOVBR, seguindo as instruções disponíveis no link fornecido. Após a criação da conta, será possível acessar os serviços de inscrições e acompanhamento de processos seletivos diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Passo a Passo para Criação da Conta GOVBR

1. Acesse o site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br
2. Preencha os Dados: Insira as informações pessoais solicitadas.
3. Verifique a Conta: Siga as instruções para verificar e ativar sua conta.
4. Acesse os Serviços: Com a conta ativa, faça login no SIGAA para acessar os processos seletivos de pós-graduação.