Notícias

UFMA marca presença no FINEP DAY e lança Plataforma Conheça a UFMA

publicado: 26/03/2024 10h43, última modificação: 26/03/2024 10h59
AGEUFMA PRESENTE.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve uma participação destacada no FINEP DAY, evento voltado para capacitar o setor industrial nos processos de obtenção de recursos por meio de editais da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A iniciativa teve como objetivo ressaltar a importância da parceria público-privada no desenvolvimento econômico e social do estado, destacando a relevância da inovação como catalisador desse processo.

O evento contou com a presença do magnífico reitor da UFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, da Pró-Reitora da AGEUFMA, Profa. Dra. Flávia Nascimento e da Diretora de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos da AGEUFMA, Profa. Dra. Mikele Sant'anna. Além disso, houve o lançamento da Plataforma Conheça a UFMA (conheca.ufma.br), apresentada pelo servidor da UFMA Jonhy Correia.

Durante o evento, foram destacados os esforços conjuntos entre a UFMA e o setor privado para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável no Maranhão. O reitor da UFMA ressaltou a importância das parcerias entre universidades e empresas na busca por recursos para projetos inovadores. Ele destacou a atuação da UFMA no apoio às indústrias maranhenses, oferecendo assistência na elaboração de projetos para captação de recursos em editais da FINEP e do BNDES.

A Profa. Dra. Mikele Sant'anna enfatizou o papel das Empresas Privadas de Base Tecnológica (EPBTs) nesse contexto, ressaltando a relevância da plataforma Conheça a UFMA como uma ferramenta para promover a interação entre universidade e setor produtivo. A plataforma visa fornecer suporte ao setor fora da universidade, facilitando a busca por serviços, tecnologias e parcerias para o desenvolvimento de projetos inovadores

Zil Miranda, Especialista em Política e Indústrias da CNI, destacou a importância da integração entre indústria, academia e governo: "A parceria entre indústria, academia e governo é essencial para impulsionar a inovação e o desenvolvimento industrial. Ver essa sala cheia é um reflexo do comprometimento de todos os setores com esse objetivo comum", afirmou a palestrante do dia.

Ronaldo Gomes Carmona, da Diretoria de Inovação da FINEP, ressaltou os avanços e investimentos recentes em inovação: "Os investimentos recentes em inovação têm proporcionado resultados significativos para o país. Em 2023, tivemos um recorde de 10,5 bilhões de reais contratados, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e industrial", finalizou Carmona.

Durante as apresentações, foram destacadas diversas parcerias já estabelecidas pela UFMA com empresas e entidades do setor produtivo, visando impulsionar a inovação e o desenvolvimento industrial no estado. Além disso, foram apresentadas outras fontes de financiamento disponíveis para projetos de pesquisa e inovação, com o objetivo de estimular a competitividade e o crescimento das empresas maranhenses.

O FINEP DAY marcou o início de uma série de eventos e ações voltadas para o fortalecimento das parcerias entre universidades, empresas e entidades governamentais, visando impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. A UFMA reafirma seu compromisso em contribuir para o avanço científico e tecnológico do estado, promovendo parcerias estratégicas e projetos inovadores em colaboração com o setor privado.

registrado em: