UFMA Lança I Prêmio Pesquisador(a) Destaque para Reconhecer Excelência Acadêmica**

publicado: 08/07/2024 18h13, última modificação: 08/07/2024 18h13
00000000000000000000000000000.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), anunciou a primeira edição do Prêmio Pesquisador(a) Destaque da UFMA. Esta iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras que têm feito contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência.

O Prêmio Pesquisador(a) Destaque será concedido em quatro categorias distintas: Pesquisadora Destaque Júnior (pesquisadoras com até 10 anos de doutorado), Pesquisador Destaque Júnior (pesquisadores com até 10 anos de doutorado), Pesquisadora Destaque Sênior (pesquisadoras com 11 anos ou mais de doutorado) e Pesquisador Destaque Sênior (pesquisadores com 11 anos ou mais de doutorado). Serão premiados ao todo 12 docentes da UFMA, todos com doutorado e dedicação exclusiva.

Premiação e Categorias

A premiação será distribuída entre as grandes áreas do conhecimento, incluindo Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Os docentes premiados receberão um auxílio financeiro de R$ 8.000,00 para a categoria sênior e R$ 4.000,00 para a categoria júnior. Este auxílio pode ser utilizado em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, divulgação científica, participação em eventos científicos, editoração de revistas científicas, atividades acadêmicas em programas de pós-graduação, pagamentos de publicações, visitas técnicas e missões de trabalho.

Processo de Inscrição

Para participar, os docentes interessados devem enviar suas inscrições por meio eletrônico para o e-mail premiodestaque@ufma.br, conforme o cronograma estabelecido. A solicitação de inscrição deve conter informações detalhadas, como nome, titulação, local e ano de obtenção do título de doutor, comprovante de dedicação exclusiva, links para os perfis acadêmicos (Currículo Lattes, ORCID, Google Acadêmico), índice H, distinções acadêmicas e prêmios recebidos, número de orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado, lista de produtos gerados a partir da pesquisa, tabela de financiamento à pesquisa e inovação obtidos, memorial destacando a atividade profissional e a contribuição para o desenvolvimento da UFMA, e comprovantes de bolsa produtividade de pesquisa ou inovação.

Comissão de Premiação

A análise das inscrições será realizada pela AGEUFMA, que fará a pré-seleção dos candidatos. A Comissão de Premiação, composta por membros titulares de diferentes instituições, com experiência reconhecida nas respectivas áreas, será responsável pela avaliação final. A comissão levará em conta critérios como relevância e impacto das pesquisas desenvolvidas, formação de recursos humanos, internacionalização, impacto social, caráter inovador e índice H dos pesquisadores.

Cronograma

O edital foi lançado em 8 de julho de 2024, e as inscrições poderão ser feitas até 6 de setembro de 2024. A análise preliminar será realizada de 9 a 16 de setembro de 2024, e a análise final pela Comissão de Premiação ocorrerá de 17 de setembro a 11 de outubro de 2024. Os resultados serão divulgados em 18 de outubro de 2024, e a cerimônia de entrega da premiação está marcada para 28 de outubro de 2024. Os pesquisadores premiados deverão participar como conferencistas no SEMIC 2024, que acontecerá de 25 de novembro a 5 de dezembro de 2024.

Compromissos dos Premiados

Os pesquisadores premiados deverão utilizar o auxílio financeiro no prazo de um ano, apresentando comprovações de utilização à AGEUFMA. Além disso, deverão comparecer à cerimônia de premiação e participar do SEMIC 2024, apresentando as contribuições científicas oriundas de suas pesquisas.

Com esta iniciativa, a UFMA reafirma seu compromisso com a promoção da ciência, incentivando a produção acadêmica de alto impacto e reconhecendo os esforços dos seus docentes em prol do desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico.