UFMA garante 60% do total de aprovações de projetos de pesquisa no Edital Universal da Fapema

publicado: 02/09/2022 11h37, última modificação: 05/09/2022 10h49
EDITAL FAPEMA-01.jpg

Foram mais de 800 projetos submetidos e a UFMA aprovou, sozinha, 93 de 154 projetos classificados

Por Letícia Araújo/AGEUFMA

Na última quinta-feira, 01, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou o resultado final do Edital Universal N°02/2022, que regulamenta o financiamento e manutenção de projetos de pesquisas de Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia do Maranhão. A data limite para o envio da documentação solicitada aos projetos classificados se estende até o dia 13 de setembro.

Pesquisa e Inovação da UFMA

Para a Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Teresa Cristina, o Edital Universal da Fapema é imprescindível para a sustentabilidade dos Projetos de Pesquisa. “Editais como esse são o oxigênio para dar viabilidade e garantir a continuidade da nossa produção científica”, acrescentou. Perguntamos, ainda, sobre números e a docente destacou que, no Maranhão, foram mais de 800 submissões de projetos de diversas Universidades e Institutos. "A UFMA, sozinha, garantiu a aprovação de 60% dos projetos, reforçando o compromisso de nossos pesquisadores na qualidade das nossas pesquisas”, finalizou.

“Editais como esse são o

oxigênio para dar viabilidade e

garantir a continuidade da

nossa produção científica”.

Gráfico comparativo no âmbito de projetos aprovados pela UFMA:

Sobre o Edital Universal da FAPEMA

Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no estado do Maranhão, a parceria entre a FAPEMA e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) oportunizou a aprovação de 154 projetos nas faixas A, B e C. Do total de propostas classificadas, 93 projetos contemplados partiram da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).