UFMA formaliza protocolos de intenções com empresas e Governo visando parcerias em diversas áreas

publicado: 13/01/2023 15h27, última modificação: 13/01/2023 15h27
protocoloseacordos-02.jpg

Lucio Silva/AGEUFMA

Com vistas à cooperação técnico-científica e objetivando viabilizar projetos e atividades voltadas para difusão de tecnologia, desenvolvimento institucional, pesquisa, inovação, extensão, internacionalização, prestação de serviços e apoio às graduações e pós-graduações, a Universidade Federal do Maranhão está firmando protocolos de intenções com empresas privadas e acordos de cooperações com o Governo do Estado.

Um protocolo de intenções é um instrumento que possibilita a cooperação entre órgãos a partir da celebração de um acordo institucional. Na UFMA, esses protocolos prevêem, entre outras questões, a colaboração laboratorial e participação recíproca em estudos, pesquisas aplicadas, inovações e investigações científicas, além de promoção conjunta de palestras, conferências, seminários sobre temas de interesse comum etc. A colaboração didática em benefício de conhecimentos em áreas científicas de interesse e a prestação de serviços e consultorias por parte da UFMA também são objetos desses protocolos.

A UFMA já formalizou protocolos de intenções com empresas como a Innospace Brasil EIRELI, Giz Brasil e ACRUX Aerospace Technologies. O Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão (SEDES) também concretizaram parcerias com a UFMA.

Vale lembrar que a formalização desses protocolos, fomentada pela política de inovação da instituição aprovada recentemente, tem o objetivo de regulamentar a prestação de serviços tecnológicos e fomentar parcerias importantes para a colaboração técnico-científica de servidores, pesquisadores, técnicos de nível superior e laboratórios da Universidade com empresas instituições públicas e/ou privadas, Startups, Spin-off’s e toda comunidade de uma forma geral.

Para o Diretor de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST) da AGEUFMA, Prof. Dr. Danilo Corrêa, a UFMA está caminhando para uma intensa gestão da inovação, garantindo uma série de possibilidades de aproveitamento de pesquisas tecnológicas e de inovação junto ao mercado e a sociedade em geral.

O pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, avaliou positivamente o trabalho da DIST, e reforçou que a Agência não medirá esforços para garantir apoio ao desenvolvimento da inovação tecnológica, da prestação de serviços especializados e das colaborações técnicos-científicas com empresas, governos e organizações do terceiro setor.