UFMA expande atendimento em saúde para estudantes de Pós-Graduação

publicado: 22/07/2024 11h06, última modificação: 22/07/2024 11h14
Cópia de Cópia de AGEUFMA PRESENTE.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) e da Diretoria de Atenção à Saúde do Discente (DASD), anunciou a ampliação dos serviços de atendimento em saúde mental, clínica médica, nutrição e farmácia para estudantes de pós-graduação. Esta iniciativa, que já estava disponível para alunos de graduação, passa a incluir também os estudantes de pós-graduação a partir deste mês de julho.

Objetivo e Público-Alvo

A ampliação dos serviços visa oferecer um suporte mais abrangente aos estudantes, atendendo às demandas biopsicossociais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e otimização do desempenho acadêmico. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação com matrícula ativa em cursos presenciais na UFMA (Campus Bacanga).

Áreas de Atendimento

Os atendimentos estão divididos em várias áreas, incluindo:

• Saúde Mental (Psicologia/Psiquiatria)
  • Clínica Médica
  • Nutrição
  • Farmácia

Procedimento para Agendamento

Os alunos interessados em agendar um atendimento devem enviar um e-mail para educsaude.proaes@ufma.br, contendo seu nome completo e número de matrícula ativa no curso de graduação ou pós-graduação presencial (Campus Bacanga). Após o envio, os estudantes receberão um link para o formulário de agendamento.

Local e Contato

Os atendimentos ocorrem no CEB Velho, sala ao lado do Serviço de Atenção à Saúde, no Campus Bacanga. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato pelo e-mail educsaude.proaes@ufma.br ou pelo telefone (98) 3272-8669.

Observações Importantes

• Os serviços não incluem atendimentos de urgência e emergência em saúde física ou mental. Para estes casos, recomenda-se a busca imediata de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou do Hospital de Referência Nina Rodrigues.
  • As solicitações nas áreas de saúde mental, nutrição e farmácia necessitam de triagem prévia para análise das demandas e direcionamento para atendimento ou para a rede pública em saúde, quando for o caso.

Atendimentos Psicológicos e Psiquiátricos nos Campi

Além do Campus Bacanga, a UFMA oferece serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico em outros campi, incluindo Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz e Pinheiro. Os procedimentos para agendamento variam conforme o campus e podem incluir demanda espontânea, encaminhamentos realizados pelos professores e coordenação, ou agendamento via e-mail.