Notícias

UFMA está entre as universidades beneficiadas por acordo da CAPES com a editora Wiley

publicado: 20/03/2025 10h28, última modificação: 20/03/2025 10h28
Mestrado em Design.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está entre as 434 instituições contempladas pelo novo contrato firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a editora Wiley. O acordo permitirá que estudantes, professores e pesquisadores tenham acesso a mais de mil revistas científicas por meio do Portal de Periódicos da CAPES, além de possibilitar a publicação ilimitada de artigos em acesso aberto nos periódicos híbridos da editora.

Esse é o terceiro acordo assinado pela CAPES com editoras para publicação de artigos científicos de pesquisadores brasileiros. Os dois primeiros foram firmados com a American Chemical Society (ACS) e o Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated (IEEE), que, até o início de fevereiro, já haviam publicado juntas 661 artigos em seus periódicos.

A parceria com a Wiley para leitura e publicação reforça o compromisso da CAPES em ampliar a visibilidade da pesquisa brasileira no cenário global. Criada há mais de 200 anos, a editora é referência em pesquisa e aprendizagem, especialmente nas áreas das engenharias.

A UFMA, ao lado de outras instituições de ensino superior do país e do Maranhão como IFMA, UEMA e UEMASUL, será beneficiada com essa iniciativa, que visa impulsionar a qualidade e a visibilidade da produção científica nacional.

Sobre o Portal de Periódicos

Criado em 2000, o Portal de Periódicos da CAPES conta com a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, proporcionando acesso à produção científica internacional para um universo de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes. O acervo digital é um dos maiores do mundo e tem sido essencial para o fortalecimento da pós-graduação no Brasil.

(Brasília – Com informações da Redação CGCOM/CAPES)

 

Ações do documento

registrado em: