UFMA entrega Medalha Sousândrade à Ministra dos Povos Indígenas do Brasil e sedia posse do Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena nesta quinta-feira (6)

publicado: 06/04/2023 07h11, última modificação: 06/04/2023 07h18
WhatsApp Image 2023-04-06 at 06.31.12.jpeg

Neste dia 6 de abril, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será palco de dois eventos de grande importância para a promoção dos direitos e saúde dos povos indígenas. A primeira atividade será a entrega da Medalha Sousândrade à Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, uma honraria concedida a personalidades que se destacam na promoção da educação e da defesa dos direitos dos povos indígenas.

A cerimônia de entrega da medalha acontecerá no Palácio Cristo Rei, S/N, às 16h, e reunirá autoridades, acadêmicos, estudantes e representantes de comunidades indígenas. Sônia Guajajara é uma liderança indígena de destaque nacional e internacional, conhecida por sua atuação incansável na defesa dos direitos dos povos indígenas do Brasil, especialmente na promoção da educação e na luta contra a violência e a discriminação que afetam as comunidades indígenas. A honraria é um reconhecimento da UFMA pelo trabalho incansável da Ministra em prol dos povos indígenas e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Além da entrega da Medalha Sousândrade, a UFMA também sediará a Posse do Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, o Sr. Lúcio Guajajara. O Distrito Sanitário Especial Indígena é uma iniciativa do Governo Federal que visa garantir o acesso à saúde de qualidade para as populações indígenas do país, respeitando suas especificidades culturais e suas práticas tradicionais de saúde. O coordenador do distrito terá a importante missão de coordenar ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades indígenas do Maranhão, visando garantir o acesso universal, integral e equânime à saúde dessas populações.

A posse do Sr. Lúcio Guajajara acontecerá durante o mesmo evento da entrega da Medalha Sousândrade, reforçando a importância da saúde indígena na pauta de defesa dos direitos e promoção dos povos indígenas. A cerimônia contará com a presença de autoridades, representantes de comunidades indígenas e profissionais da saúde, e será um momento de celebração e compromisso com a saúde e bem-estar das populações indígenas do Maranhão.

A Universidade Federal do Maranhão reforça seu compromisso com a valorização e promoção dos direitos dos povos indígenas, reconhecendo a importância do trabalho de lideranças indígenas como Sônia Guajajara e Lúcio Guajajara na defesa dos interesses e da dignidade das comunidades indígenas do Brasil. Os eventos destacam a relevância da luta pelos direitos indígenas e a importância da promoção da saúde dessas populações.

registrado em: ,