UFMA e UNICAMP abrem inscrições para Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional

publicado: 05/07/2024 10h11, última modificação: 05/07/2024 11h06
WhatsApp Image 2024-07-05 at 10.53.17.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), anuncia a abertura das inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional na modalidade MINTER. O programa visa a capacitação avançada de profissionais para atuar em magistério superior, atividades técnico-científicas e inovação.

Edital disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/processo-seletivo-do-mestrado-profissional-em-matematica-aplicada-e-computacional-minter-unicamp-e-ufma-codo-2o-semestre-2024

Detalhes do Programa

O curso será oferecido presencialmente na UFMA, no campus de Codó-MA, com disciplinas concentradas em duas semanas intensivas por período letivo, facilitando a conciliação com atividades profissionais. O currículo abrange conteúdos aprofundados de matemática aplicados em diversas áreas, com ênfase na interdisciplinaridade e na utilização de recursos computacionais.

Cronograma e Inscrições

As inscrições estarão abertas de 5 a 14 de julho de 2024, e podem ser realizadas online pelo (https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/efetuar_login_candidato.xhtml?code=1497038006922). O exame específico será realizado no dia 19 de julho de 2024, e os resultados serão divulgados até 24 de julho de 2024.

Documentação Necessária

Os candidatos devem enviar uma cópia digitalizada dos seguintes documentos:
- Ficha de inscrição gerada pelo SIGA
- Histórico escolar completo da graduação
- Currículo
- Diplomas universitários
- Carta de interesse de até duas páginas, detalhando motivações, perspectivas profissionais e planejamento para cursar o mestrado

Avaliação e Vagas

A seleção será baseada na análise do currículo, histórico escolar, carta de interesse e desempenho no exame específico. Serão oferecidas até 50 vagas, incluindo 10 para profissionais da UFMA e 20 para profissionais vinculados à SEDUC-MA.