UFMA conquista excelentes indicadores no The Times Higher Education - World University Rankings 2023

publicado: 17/04/2023 12h59, última modificação: 17/04/2023 12h59
THE-RANKING-ODS-IMPACTOSSSSS-01.png

UFMA é a 42ª melhor Universidade brasileira; 25ª melhor Universidade Federal Brasileira; 8ª melhor Universidade do Nordeste; 6ª melhor Universidade Federal do Nordeste, de acordo com o Times Higher Education

O World University Ranking 2023 classificou 1.799 Instituições de Ensino Superior ao longo de 104 países, com base em 13 indicadores de desempenho em quatro áreas: ensino, pesquisa e citações, perspectivas internacionais e receita da indústria.

Em termos de Brasil, a UFMA aparece como 42ª melhor Universidade, das 73 Universidades classificadas no THE; 8ª melhor Universidade do Nordeste, 25ª melhor Universidade Federal (das 39 classificadas) e 6ª melhor universidade federal do Nordeste (das 11 classificadas).

Entre 2022 e 2023, a UFMA cresceu 2,3% no indicador de Pesquisa e 4,0% no indicador de receita advinda da indústria. Já no indicador de perspectivas internacionais, a UFMA teve um acréscimo de 3,4%.

No ranking global de 2023, a UFMA aparece no Grupo das 1501+ melhores universidades do mundo, ao lado de outras instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, com pontuação média de 10,6 – 22,3. Vale observar que em âmbito local foram classificadas apenas 72 universidades brasileiras, sendo 14 destas localizadas na região nordeste do país.

Como fruto das novas políticas de Internacionalização implementadas pela UFMA através da Resolução 2444, de 25 de janeiro, e em consonância com o Plano de Desenvolvimento da UFMA (PDI 2022 – 2026), a UFMA tem alcançados excelentes índices de classificação junto à órgão nacionais e internacionais, tais como: Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), QS World University Rankings e o mais conhecido de todos, o World University Ranking.

O Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, destacou o orgulho sobre os excelente resultados conquistados pela UFMA no ranking The Times Higher Education - World University Rankings 2023. “Essa conquista é fruto dos esforços de nossa comunidade acadêmica, que tem se dedicado incansavelmente ao ensino, à pesquisa e às perspectivas internacionais, ao estímulo à inovação e ao empreendedorismo.

A UFMA tem se destacado no cenário nacional e internacional como resultado de nossas políticas de internacionalização implementadas recentemente, em conformidade com nosso Plano de Desenvolvimento (PDI 2022 - 2026) e a Resolução 2444 de 25 de janeiro. Esses resultados também se somam a outras classificações de prestígio, como o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) e o QS World University Rankings.

Parabenizo nossa comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos, técnicos administrativos e parceiros institucionais, por seu comprometimento e dedicação em elevar ainda mais o prestígio da UFMA no cenário nacional e internacional. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e aprimorar nossos indicadores de desempenho, em busca da excelência acadêmica e da contribuição significativa para o desenvolvimento da educação e pesquisa em nosso país.", finalizou o Pró-Reitor.