UFMA conquista 25 bolsas de mestrado e doutorado Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Ciclo 2024

publicado: 03/04/2024 10h10, última modificação: 03/04/2024 10h10
Cópia de AGEUFMA PRESENTE.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebra a conquista de mais 25 bolsas para apoio à pós-graduação: 19 de mestrado e 6 de doutorado, fruto do empenho da instituição em garantir oportunidades para seus alunos. O resultado foi alcançado no âmbito da Chamada CNPq nº 35/2023 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, no Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) - Ciclo 2024.

Confira o resultado aqui: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/copy_of_Chamada_35_2023___Resultado_Final.pdf

Além disso, a universidade está empenhada em promover a inclusão e a equidade, anunciando uma chamada interna para distribuição das bolsas aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Essa iniciativa reforça o compromisso da UFMA em garantir oportunidades de formação e pesquisa para todos os seus estudantes.

Sobre a Chamada CNPq nº 35/2023

A Chamada CNPq nº 35/2023 tem como objetivo apoiar projetos institucionais para pesquisa científica, tecnológica e de inovação, concedendo bolsas de mestrado e doutorado a instituições de ensino superior e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. No total, serão concedidas 2.777 bolsas, representando um investimento de R$ 277 milhões.

A partir do presente resultado, a UFMA iniciará os procedimentos para a implementação das bolsas, garantindo que os alunos beneficiados tenham acesso às oportunidades de forma ágil e eficiente. Essa conquista reflete o comprometimento da UFMA com a produção de conhecimento e o avanço da ciência no Brasil, consolidando sua posição como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país.