UFMA apresenta potencial tecnológico e de inovação em Feira do Empreendedor do SEBRAE em Balsas

publicado: 27/06/2024 15h13, última modificação: 27/06/2024 15h13
1.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), grande parceira do SEBRAE Maranhão, tem dois stands na Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae, em Balsas-MA. Na ocasião, a UFMA apresentará suas ações de destaque, com ênfase nas inovações promovidas pelo Centro de Ciências da UFMA em Balsas. Este espaço permitirá ao público conhecer de perto as iniciativas empreendedoras e tecnológicas desenvolvidas pela universidade, demonstrando seu papel crucial no fomento ao empreendedorismo regional.

O Diretor de Empreendedorismo da AGEUFMA, Professor Dr. Walter César Nunes, será um dos palestrantes de destaque. Ele conduzirá a palestra intitulada "Neuroempreendedorismo: como o cérebro identifica oportunidades de negócios" na Arena Floresta, no dia 28 de junho, das 18h15min às 19h. A apresentação destacará as inovações neurocientíficas aplicadas ao mundo dos negócios.

Representando a UFMA, a Profa. Dra. Flávia Nascimento, pró-reitora da AGEUFMA, deverá contribuir com seus conhecimentos para as discussões sobre inovação e empreendedorismo. Sua presença reforça a importância da universidade no cenário empreendedor do Estado, demonstrando o comprometimento da UFMA com o desenvolvimento econômico e social da região.

O Coordenador de Formação Empreendedora e Empresas Juniores, Prof. Dr. Hélio Trindade Matos, também marca presença no evento. Ele será fundamental para conectar estudantes e novos empreendedores com as oportunidades e desafios do mercado, incentivando a criação e crescimento de novas empresas juniores.

Além dos representantes da AGEUFMA, estarão presentes docentes e discentes do Centro de Ciências da UFMA em Balsas, incluindo o espaço de inovação e as empresas juniores.

UFMA no Conselho Deliberativo do SEBRAE

A UFMA faz parte do Conselho Deliberativo do SEBRAE Maranhão, o que reforça ainda mais sua integração e colaboração com o ecossistema empreendedor do Estado. Inclusive, a reunião deste mês do conselho está sendo realizada em Balsas, simbolizando o estreitamento das relações entre as instituições e o comprometimento conjunto com o desenvolvimento regional.

A Feira do Empreendedor 2024

A Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE Maranhão, é reconhecida como um dos principais eventos de empreendedorismo do estado. A edição de 2024 tem como objetivo principal gerar oportunidades para a abertura de novos negócios, bem como a ampliação e inovação de empresas existentes. O evento oferece uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, oficinas, consultorias e mentorias, proporcionando um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias e conexões valiosas.

O evento acontece no Ginásio Municipal de Esportes Rei Pelé, em Balsas, uma cidade estratégica para o desenvolvimento econômico do Maranhão, com uma população de 101.767 habitantes e um PIB crescente. Balsas é um polo de inovação tecnológica e empreendedorismo, sendo sede de um campus universitário da UFMA, que atua como um centro de formação e desenvolvimento tecnológico.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), reafirma seu compromisso com a educação empreendedora e o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão e da região ao participar ativamente da Feira do Empreendedor do SEBRAE Maranhão. O evento, que ocorre entre os dias 27 e 30 de junho de 2024, na cidade de Balsas, é um dos maiores encontros de empreendedorismo do estado, reunindo milhares de empreendedores, micro e pequenos empresários, estudantes e interessados em abrir seu próprio negócio.