UFMA anuncia seleção para cursos de Mestrado e Doutorado em Física

publicado: 29/07/2024 14h04, última modificação: 29/07/2024 14h04
EDITAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), abriu as inscrições para a seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado em Física. As inscrições estarão abertas de 22 de julho a 20 de agosto de 2024, e podem ser feitas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no site: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

Edital completo aqui!

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA é reconhecido pela CAPES com conceito 5. O curso de Mestrado, na modalidade profissional, tem duração regulamentar de 24 meses e requer o cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando 33 unidades de crédito (495 horas/aula). O curso de Doutorado, também na modalidade profissional, tem duração regulamentar de 48 meses e exige o cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando 61 unidades de crédito (915 horas/aula). Ambos os cursos incluem a elaboração de dissertação ou tese conforme o regimento interno do programa.

Áreas de Concentração

1. Física da Matéria Condensada
2. Física das Partículas Elementares e Campos

Público-Alvo

- Mestrado: Graduados em Licenciatura em Física, Bacharelado em Física ou Ciência com Habilitação em Física. Alunos cursando o último período da Graduação desses cursos também podem se inscrever, desde que comprovem a conclusão até a data da matrícula.
- Doutorado: Portadores do título de Mestre em Física ou áreas afins. Graduados em Física com rendimento acadêmico acima da média e com três cartas de recomendação podem se candidatar ao ingresso direto no Doutorado.

Número de Vagas

- Mestrado: 03 vagas
- Ampla Concorrência: 02 vagas
- Ações Afirmativas (pessoas em situação de baixa renda): 01 vaga
- Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos da UFMA: 01 vaga suplementar

- Doutorado: 03 vagas
- Ampla Concorrência: 02 vagas
- Ações Afirmativas (pessoas em situação de baixa renda): 01 vaga

Procedimentos e Documentação para Inscrição

Os interessados devem se inscrever via SIGAA, preenchendo o formulário e enviando a documentação necessária, que inclui:

- Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF ou Passaporte (para estrangeiros)
- Foto 3x4 recente
- Curriculum Vitae no modelo Lattes
- Requerimento de inscrição
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (ou comprovante de isenção)
- Três cartas de recomendação
- Declaração de disponibilidade de 40 horas semanais para cursar o mestrado ou doutorado
- Diploma ou certidão de conclusão de graduação ou mestrado (para candidatos ao doutorado)
- Histórico escolar da graduação e do mestrado (para candidatos ao doutorado)
- Documentação específica para vagas de ações afirmativas e servidores técnicos administrativos

- Inscrições: 22/07/2024 a 20/08/2024
- Prova escrita: 27 e 28/08/2024
- Resultado preliminar das provas: até 30/08/2024
- Recursos: até dois dias úteis após a divulgação do resultado preliminar
- Resultado final: até 11/09/2024
- Matrículas: a partir da divulgação do resultado final

Prova Escrita e Resultados

A prova escrita será realizada em duas etapas, abordando Mecânica Clássica, Eletromagnetismo Clássico, Mecânica Quântica e Física Estatística. A nota média escrita (NME) será a média aritmética das quatro provas. Os resultados parciais e finais serão divulgados na página do Programa de Pós-Graduação em Física ([www.ppgf.ufma.br](http://www.ppgf.ufma.br)) e no site da AGEUFMA. A matrícula dos aprovados será realizada conforme cronograma divulgado pela coordenação do programa.

Contato para Informações

- Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física