UFMA de São Bernardo anuncia Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens

publicado: 25/07/2024 07h59, última modificação: 25/07/2024 07h59
EDITAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO (1).jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), divulgou a abertura das inscrições para o Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Outras Linguagens. A iniciativa visa promover a formação teórica e prática no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, com foco em metodologias que integrem multiletramentos e o uso de tecnologias digitais.

Detalhes do Curso
A especialização contará com uma carga horária de 460 horas, distribuídas entre aulas presenciais e atividades práticas, interativas e de extensão. As disciplinas incluirão temas como literatura e outras artes, ensino de LIBRAS, literatura e hipermidialidade, e gramática, variação e ensino, entre outros. O curso será coordenado pela Professora Dra. Eliane Pereira dos Santos e terá como vice-coordenador o Professor Dr. Alex Alves Egido.

Público-Alvo
O curso é destinado a docentes da educação básica, servidores de universidades, integrantes de movimentos sociais, profissionais da educação e áreas afins, além de egressos de cursos de graduação do Centro de Ciências de São Bernardo e de programas como PARFOR, PROEB e PROFEBPAR.

Inscrições e Vagas
As inscrições estarão abertas de 23 de julho de 2024 a 14 de agosto de 2024, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA). Serão disponibilizadas 48 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas, trans, e pessoas em situação de baixa renda. O edital também reserva vagas para técnicos administrativos da UFMA.

Processo Seletivo
O processo seletivo será composto por três etapas: análise da carta de intenção, entrevista e análise de currículo. As inscrições devem incluir documentos como cópia da carteira de identidade, diploma de graduação, histórico escolar, carta de intenção e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, entre outros. A isenção da taxa pode ser solicitada por candidatos em situação de vulnerabilidade econômica.

- Inscrições: 23 de julho a 14 de agosto de 2024
- Solicitação de isenção da taxa: 26 a 31 de julho de 2024
- Divulgação dos resultados e recursos: 16 de agosto a 26 de setembro de 2024
- Início das aulas: 30 de outubro de 2024

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo no site da AGEUFMA ou entrar em contato pelo e-mail especializacao.lclp@ufma.br.