UFMA abre inscrições para Mestrado em Saúde e Ambiente com 17 vagas

publicado: 19/02/2024 16h07, última modificação: 19/02/2024 16h08
EDITAL AGEUFMA MODELO.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), está com inscrições abertas para o Mestrado em Saúde e Ambiente. O Edital AGEUFMA Nº 14/2024 oferece 17 vagas para o programa, que terá início em agosto de 2024.

Público-alvo:

Graduados em cursos superiores de áreas afins à Saúde e ao Ambiente, como Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais Aplicadas.

Linhas de pesquisa:

• Saúde Única: Aborda a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, buscando soluções para problemas de saúde pública.
  • Qualidade Ambiental e Sustentabilidade: Enfatiza a relação entre o meio ambiente e a saúde humana, com foco na promoção da sustentabilidade ambiental.

Processo seletivo:

O processo seletivo será composto por três etapas eliminatórias e classificatórias:

• 1ª etapa: Homologação das inscrições (análise da documentação)
  • 2ª etapa: Prova escrita com questões objetivas (baseadas em artigos científicos e livros)
  • 3ª etapa: Avaliação do anteprojeto escrito e apresentação online síncrona

Inscrições:

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março de 2024, no site da SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). A taxa de inscrição é de R$ 175,00, mas há a possibilidade de solicitar isenção.

Mais informações:

Edital completo: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no14-2024-mestrado-em-saude-e-ambiente/edital-ageufma-no14-2024-mestrado-em-saude-e-ambiente

Contato:

E-mail: saudeambiente@ufma.br

Sobre o programa:

O Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA é um programa de excelência, com nota 3 na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa oferece aos alunos uma formação sólida e interdisciplinar, preparando-os para atuar em diferentes áreas, como pesquisa, docência, gestão ambiental e saúde pública.

Dúvidas:

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão de Seleção do programa pelo e-mail saudeambiente@ufma.br.