Notícias
UFMA abre inscrições para Mestrado em Letras no Centro de Ciência de Bacabal
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), publicou o edital nº 54/2024 para o Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal (PPGLB). O curso de Mestrado Acadêmico em Letras será realizado no Centro de Ciências de Bacabal (CCBa). As inscrições estão abertas de 09 de setembro a 11 de outubro de 2024 e deverão ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O curso tem duração de 24 meses e é voltado para graduados em Letras e áreas afins. Os interessados deverão desenvolver pesquisas nas duas linhas oferecidas pelo programa: “Texto e Discurso” e “Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber”. A primeira foca na análise linguística e discursiva, enquanto a segunda se concentra na intersecção entre literatura e outros campos do saber.
Ao todo, são ofertadas 40 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa. Além da ampla concorrência, há vagas destinadas a ações afirmativas (12) e a servidores técnicos administrativos ativos da UFMA (8). As vagas para ações afirmativas incluem oportunidades para pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas, trans e em situação de baixa renda.
O processo seletivo será composto por cinco etapas eliminatórias e classificatórias, incluindo a prova escrita, análise de projeto, prova oral e avaliação curricular. A prova escrita ocorrerá no dia 28 de outubro de 2024. Candidatos que alcançarem nota mínima de 7,0 nas avaliações seguirão para as etapas subsequentes.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo SIGAA, e o candidato precisa ter uma conta no GOV.BR. Os documentos exigidos incluem diploma de graduação, histórico acadêmico, currículo Lattes atualizado, projeto de pesquisa e comprovação de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. Candidatos em situação de baixa renda podem solicitar isenção da taxa até o dia 16 de setembro de 2024.