UFMA abre Inscrições para Mestrado em Letras com 30 vagas

publicado: 15/01/2024 10h18, última modificação: 15/01/2024 10h18
2.png

A AGEUFMA anunciou a abertura das inscrições para o Curso de Mestrado em Letras, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. O período de inscrições ocorrerá entre 02/01/2024 e 02/02/2024.

O curso, na modalidade acadêmica, terá duração regulamentar de 24 meses, sendo integralizado com disciplinas e atividades obrigatórias e optativas, totalizando 34 unidades de crédito. As atividades serão realizadas no turno vespertino, e a elaboração da Dissertação corresponderá a 6 créditos, conforme estabelecido no Regimento Interno do Programa.

Linhas de Pesquisa: O Programa está organizado em três linhas de pesquisa:

1. Linha 1 – Descrição e Análise Linguística do Português Brasileiro e de outras línguas naturais;
  2. Linha 2 – Estudos de Linguagem e Práticas Discursivas;
  3. Linha 3 – Estudos Teóricos e Críticos em Literatura.

Público-Alvo: Podem se inscrever profissionais graduados ou concludentes em Letras, Fonoaudiologia, ou em cursos das áreas das Ciências Humanas e Sociais e de outras áreas afins, reconhecidos pelo MEC. O deferimento da inscrição de candidatos de áreas afins estará condicionado à análise da consonância entre o histórico escolar do candidato e a linha de pesquisa escolhida.

Número de Vagas: Para a presente seleção, serão ofertadas 30 vagas.

Período e Procedimentos de Inscrição:

• As inscrições serão realizadas conforme o cronograma definido no edital, por meio do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), disponível em https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S.
  • Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação especificada no edital, em formato PDF, com cada arquivo não excedendo 5 MB de capacidade.

O edital completo pode ser acessado no link: Edital UFMA no 85/2023 - Mestrado em Letras. Os interessados devem atentar-se aos prazos e requisitos estabelecidos para garantir a participação no processo seletivo.