UFMA abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Física

publicado: 26/12/2023 09h59, última modificação: 26/12/2023 11h01
IMG_1833.png

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (AGEUFMA) informa que estão abertas, no período de 18 de dezembro de 2023 a 25 de janeiro de 2024, as inscrições para seleção ao Curso de Mestrado e Doutorado em Física, nas áreas de concentração de Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos.

Requisitos e Clientela

O edital contempla candidatos que realizaram as Provas de Seleção Nacionais, como o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física de São Paulo (2023.1 e 2023.2) ou o Exame Unificado para a Pós-Graduação em Física do Rio de Janeiro (2023.1 e 2023.2), desde que realizados de forma presencial. Também serão considerados os candidatos que participaram das Provas de Seleção do Programa de Pós-graduação em Física da UFMA nos últimos dois anos (2022.1, 2022.2, 2023.1 e 2023.2).

Para o Mestrado:
- Graduados em Licenciatura em Física, Bacharelado em Física ou Ciências com Habilitação em Física.
- Alunos cursando o último período dos cursos acima mencionados, com comprovação de conclusão da Graduação até a data da matrícula.
- Candidatos situados dentro dos três melhores grupos da classificação nos Exames mencionados.

Para o Doutorado:
- Alunos com Mestrado em Física ou áreas afins.
- Alunos cursando o último período do Mestrado em Física ou áreas afins, com comprovação da defesa da Dissertação e cumprimento dos requisitos para obtenção do título até a data da matrícula.
- Graduados em Física com rendimento acadêmico acima da média e apresentação de 3 cartas de recomendação sugerindo explicitamente o ingresso direto no doutorado. A decisão será da Comissão Examinadora.

Carga Horária e Vagas

O curso terá carga horária de 495 horas para o Mestrado e 915 horas para o Doutorado. Serão oferecidas 03 vagas para cada nível de ensino.

Custo do Curso

Os candidatos interessados deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Para mais informações, acesse o edital completo disponível no site da UFMA