UFMA abre inscrições para especialização em Tecnologia de Foguetes

publicado: 22/07/2024 09h56, última modificação: 22/07/2024 09h56
EDITAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Especialização em Tecnologia de Foguetes. As inscrições estarão abertas de 19 a 21 de julho de 2024 e serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Conheça o Edital completo aqui!

O curso de Especialização em Tecnologia de Foguetes tem como objetivo promover o conhecimento prático e acadêmico de profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor de sistemas aeroespaciais. A especialização profissionalizante visa capacitar os participantes para o projeto de lançadores de nano satélites.

O curso será oferecido no formato presencial e terá duração de 18 meses, incluindo o período para a elaboração das monografias. A carga horária total é de 620 horas, distribuídas em três módulos: Disciplinas teóricas, seminários e workshops, totalizando 400 horas; Concepção de projetos com atividades práticas, totalizando 160 horas e; Apoio ao trabalho de conclusão de curso (TCC) por meio de seminários, totalizando 60 horas.

As aulas serão realizadas no turno diurno, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da UFMA em São Luís.

O curso destina-se a profissionais graduados em Engenharia, Física, Química e áreas afins. Serão disponibilizadas 20 vagas, incluindo um percentual mínimo de 30% para ações afirmativas, conforme a Resolução CONSEPE nº 3058/2023 da UFMA. Além disso, serão reservadas 20% das vagas para servidores técnicos administrativos em educação efetivos da UFMA, sem prejuízo das vagas de ampla concorrência.

As inscrições serão realizadas gratuitamente de 18 a 23 de julho de 2024, exclusivamente pelo SIGAA. No ato da inscrição, os candidatos deverão fornecer todos os dados exigidos no formulário de inscrição on-line e anexar os documentos comprobatórios digitalizados em formato PDF, incluindo:

- Cópia da Carteira de Identidade e CPF, ou equivalente.
- Diploma de Graduação (ou Declaração de Conclusão de Curso).
- Histórico Escolar do curso de graduação.
- Currículo Lattes atualizado.
- Carta de apresentação (motivação, objetivos e visão do candidato).
- Declaração de vínculo atualizada emitida pelo SIGRH, para servidores da UFMA.

A seleção será realizada por meio de análise de currículo, considerando a formação acadêmica, histórico escolar, participação em projetos de pesquisa, produção técnica e científica, participação em eventos técnicos e experiência profissional. A pontuação final será a soma dos pontos ponderados por critérios definidos no edital, e as vagas serão preenchidas na ordem decrescente da pontuação dos candidatos.

Os casos omissos no edital serão decididos pela Coordenação do Curso de Especialização em Tecnologia de Foguetes. Outras informações podem ser obtidas diretamente na coordenação do curso, através do e-mail aeroespacial@ufma.br. Para mais detalhes, acesse o edital completo no site da AGEUFMA: ageufma.ufma.br