Notícias
Extensão em saúde: Projeto integra ciência e educação para prevenir Doenças Transmitidas por Vetores
Por Emilly Cardozo
O projeto chamado “Promoção da Saúde Única com Ênfase na Educação em Saúde e Qualidade Ambiental – Uma estratégia de Combate às Doenças Transmitidas por Vetores (DTVs)” originou-se com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal com o objetivo de capacitar profissionais da saúde e educadores do ensino básico da rede pública, incluindo os de comunidades tradicionais, para a prevenção das principais DTVs.
Atualmente, as DTVs que ocorrem no Maranhão e que estão sujeitas a controle são: Dengue, Zika, Chikungunya, Malária, Calazar, Leishmaniose Tegumentar e doença de Chagas.
Vigência: 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2025 — promovendo intercâmbio científico e tecnológico entre universidade e comunidade.
O projeto foca principalmente em fazer capacitações com os profissionais da saúde através de palestras, oficinas, práticas laboratoriais e ações de divulgação. Assim como usar de novos métodos, tecnologias e produtos para identificar áreas de risco, antecipar surtos e melhorar os indicadores epidemiológicos das DTVs.
· Ações Realizadas:
Entre novembro de 2024 e março de 2025
Cursos voltado para agentes de saúde, de endemias e professores
Os cursos “Entomologia, Vigilância e Controle de Flebotomíneos (Vetores das Leishmanioses” e “Bioecologia de Aedes aegypti e Aedes albopictus e Avanços no Controle Vetorial das Arboviroses” com 40 horas cada, ocorreram na plataforma virtual do Laboratório de Entomologia e Vetores da UFMA, reunindo mais de 120 profissionais.
Detalhes do Projeto:
-
Título: Promoção da Saúde Única com Ênfase na Educação em Saúde e Qualidade Ambiental – Uma estratégia de Combate às Doenças Transmitidas por Vetores (DTVs)
-
Coordenação: Prof. Dr. Jose Manuel Macario Rebelo
-
Local: Universidade Federal do Maranhão e Unidades Regionais de Saúde do Estado do Maranhão
-
Parceria: Unidades Regionais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Maranhão
· Público-alvo: Agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos de entomologia, além de professores de educação básica da rede pública e membros de comunidades tradicionais.
-
ODS relacionado:
Metodologia
Metas e Produção Acadêmica
O projeto procura capacitar profissionais da saúde e educação básica para combater e prevenir as DTVs , bem como trabalhar para a diminuição da incidência das DTVs nos próximos anos. Além disso, contempla uma Plataforma de Comunicação Integrada por meio do qual esses profissionais poderão acessar e explorar o Dashboard da Estação de Monitoramento de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (ETM-UFMA).
Ações do documento