Notícias

Sucesso no Seminário de Avaliação e Acompanhamento do PROCAD e PDPG Amazônia Legal

publicado: 18/09/2023 09h23, última modificação: 18/09/2023 09h25
Instagram post marketing digital moderno preto e branco.jpg

São Luís, Maranhão - O Seminário de Avaliação e Acompanhamento do PROCAD e PDPG Amazônia Legal, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi um grande sucesso, reunindo pró-reitores, pesquisadores, coordenadores e diversos especialistas para compartilhar conhecimento e experiência sobre os projetos apoiados pela CAPES na região da Amazônia Legal.

O evento contou com a presença e a fala da Profa. Dra. Flávia Nascimento, Diretora de Pós-Graduação e Pró-Reitora em Exercício da AGEUFMA, que destacou a importância da UFMA na organização do evento e sua participação ativa em iniciativas de desenvolvimento na região. "A Universidade Federal do Maranhão faz parte da Amazônia Legal e, como tal, tem participado de todos esses eventos que têm acontecido em vários estados, em várias instituições. Este ano coube a nós a organização do evento, juntamente com a UEMA e com o IFMA, com vários projetos que estão em andamento na nossa instituição, permitindo o crescimento dos programas de pós-graduação envolvidos e a interação com outras instituições."

Laerte Guimarães Ferreira Junior, Diretor de Programas e Bolsas da CAPES - Brasil, ressaltou a importância do fomento à pós-graduação na região norte. "Essas ações de fomento e, mais do que fomento, de indução para o crescimento e para a consolidação da pós-graduação na região norte, elas são essenciais para que a gente possa, por meio da pós-graduação, contribuir com o desenvolvimento sustentável, um desenvolvimento amplo, com equidade na região norte. E esse desenvolvimento começa pelo próprio desenvolvimento das instituições onde estão esses programas de pós-graduação. A partir do momento que a gente consolida um programa de pós-graduação ou consolida um sistema de pós-graduação em uma instituição, nós estamos contribuindo, por exemplo, com a fixação de doutores e com a própria consolidação institucional como um todo."

O evento também destacou os avanços e conquistas dos projetos apoiados pela CAPES. A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio, mencionou os impactos positivos desses projetos nas instituições de ensino. "Esses projetos sempre impactam positivamente a instituição no contexto das melhorias da consolidação dos programas de pós-graduação. A nossa universidade tem atualmente 108 programas credenciados pela CAPES, considerando-os aprovados agora em 2023. Tivemos uma avaliação muito positiva nesta última quadrienal, com 37 programas de 100 que foram avaliados subindo de conceito. E conseguimos pela primeira vez na região amazônica dois programas de conceito 7, que é o conceito máximo dos programas acadêmicos."

O sucesso alcançado pelo programa gera um grande impacto nas instituições, assim como na comunidade onde as universidades e institutos estão inseridos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a consolidação dos programas de pós-graduação na região da Amazônia Legal.

registrado em: