SEMIC 35 anos e SEMITI 15 anos: celebrando a iniciação científica, tecnológica e de inovação na UFMA

publicado: 26/10/2023 17h59, última modificação: 26/10/2023 17h59
ARTE OFICIAL SEMIC E SEMITI.png

Entre 20 e 24 novembro de 2023, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebrará dois marcos significativos para a iniciação científica, tecnológica e de inovação: os 35 anos do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e os 15 anos do Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI). Esses eventos, promovidos pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA, têm sido fundamentais para a divulgação e o desenvolvimento de pesquisas na instituição.

O SEMIC é uma atividade anual que tem como propósito principal disseminar as pesquisas em andamento e promover a troca de experiências entre pesquisadores, sejam eles docentes ou discentes, de diversas áreas de conhecimento da UFMA. Além disso, o evento proporciona uma plataforma para que os bolsistas de iniciação científica apresentem seus trabalhos, fortalecendo a interação com a sociedade e demonstrando o retorno dos investimentos em pesquisa.

Por sua vez, o SEMITI foi estabelecido em decorrência do convênio entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a UFMA para a concessão de bolsas de iniciação tecnológica. Nesse evento, os bolsistas e seus orientadores têm a oportunidade de apresentar publicamente os resultados de seus trabalhos, promovendo uma interação mais próxima com a comunidade e permitindo que esta acompanhe o progresso de seus investimentos em inovação.

O SEMIC e o SEMITI contam com uma programação abrangente, abrangendo diversas áreas de conhecimento. O evento será realizado de 20 a 24 de novembro de 2023, com uma variedade de apresentações, incluindo orais e pôsteres síncronos, que poderão ser acompanhados pelo público online. A programação detalhada por tipo de apresentação será divulgada posteriormente.

A abertura do evento está marcada para o dia 20 de novembro, com uma cerimônia presencial no Auditório Central da UFMA e transmissão on-line. O encerramento e a entrega de prêmios do SEMIC e SEMITI acontecerão no dia 24 de novembro, também com transmissão online.

Todos os alunos do PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM do ciclo 2022-2023, que tenham entregue relatórios finais aprovados pelos avaliadores, são incentivados a participar do evento, que se torna uma vitrine para a pesquisa realizada na instituição.

O SEMIC e o SEMITI são vitais para promover a pesquisa, inovação e empreendedorismo na UFMA. Esses eventos não apenas demonstram o compromisso da instituição com a produção de conhecimento, mas também estimulam os pesquisadores e fortalecem a interação entre a universidade e a sociedade. É um momento de celebração e reconhecimento do trabalho árduo e dedicado dos bolsistas e seus orientadores.

Para mais informações, entre em contato com a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA:

• E-mail: ageufma.cicp@ufma.br
  • Telefone: (98) 3272-8714
  • Atendimento presencial de segunda a sexta, de 08h às 12h e de 13h às 17h, na Coordenação de Programas PIBIC e PIBITI (CICP), CEB Velho, Campus de São Luís.

Fique ligado no canal do YouTube da AGEUFMA para acompanhar as transmissões ao vivo do evento. É a oportunidade perfeita para mergulhar no universo da pesquisa e inovação da UFMA. 🚀🔬 #UFMA #Pesquisa #Inovação #SEMIC #SEMITI #35Anos #15Anos