Reitor se pronuncia sobre avaliação positiva dos Programas de Pós-Graduação da UFMA

publicado: 13/09/2022 12h36, última modificação: 13/09/2022 14h47
pos-graduação-01.png

Por Letícia Araújo/AGEUFMA

Durante a manhã desta terça-feira, 13, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, reuniu-se com Pró-Reitores, Coordenadores de Programas de Pós-Graduações e Chefes de Unidades Acadêmicas para tratar sobre a avaliação positiva dos Programas de Pós da Instituição. O evento, que ocorreu na Reitoria da UFMA, foi iniciado às 10h.

Na ocasião, o Reitor lembrou as iniciativas implementadas desde o primeiro mandato que contribuíram para os frutos que a Universidade vem garantindo: “No nosso primeiro mandato, aprovamos o projeto REUNI, no Congresso e a boa gestão desse projeto permitiu a reestruturação da UFMA, sua expansão e interiorização. Por meio do REUNI foi possível gerar inclusão social, dar oportunidade aos jovens, dobrar o número de alunos na pós-graduação e nomear cerca de 1200 professores”, declarou o reitor.

ELOGIOS

A avaliação quadrienal divulgada pela Capes, nesta semana, reforçou o empenho da Universidade a fim de aprimorar a qualidade de seus Programas. Nas redes sociais, os Programas parabenizaram o trabalho da Diretoria de Pós-Graduação, na pessoa da Profa. Dra. Flávia Raquel Nascimento, com elogios ao desempenho da diretora: “Esse trabalho da gestão da pós-graduação e administração superior foram determinantes para essa vitória coletiva”, comentou o Programa de Pós-Graduação em Odontologia nas Redes Sociais.

RESULTADOS

Na avaliação anterior da CAPES, o PPGO, por exemplo, garantiu nota 4, já na avaliação mais recente, houve um aperfeiçoamento para a nota 5, confirmando o trabalho incansável das diretorias de Pós-Graduação e o desempenho dos programas. O Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva, também aproveitou para celebrar a conquista e agradecer aos envolvidos: “Gostaria de agradecer a professora Flávia Nascimento, toda a equipe da AGEUFMA e ao Magnífico Reitor pelo apoio e incentivo que ele direciona à toda equipe, para que possamos cumprir as metas estabelecidas no nosso planejamento estratégico”, reiterou o Pró-Reitor.

Nessa avaliação, 11 novos cursos que estavam com o conceito A (conceito inicial) tiveram as suas notas definidas. Nove destes 11 cursos passaram de A para a nota 3 e dois cursos, um mestrado e um doutorado, saíram do conceito A para a nota 4.  Além disso, seis cursos com nota 3 aumentaram suas notas para 4 e dois Programas mudaram os seus conceitos de 4 para 5.

Os cursos que receberam suas avaliações de conceito inicial A, para nota 3, foram: Artes Cênicas, Comunicação (Acadêmico), Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ciências Ambientais, Sociologia; Geografia, Ambiente e Sociedade; Letras, Comunicação (Profissional) e Formação Docente em Práticas Educativas, com destaque para o Cursos de  doutorado em Ciência da Computação e o mestrado em Saúde e Tecnologia (Campus Imperatriz), que da avaliação inicial A, conquistaram a nota 4.

Ressalta-se também que os Mestrados em Design, Direito, Cultura e Sociedade, Gestão de Ensino da Educação Básica, Ciência da Computação e Química elevaram seus conceitos anteriores de 3 para nota 4. Esses cursos mais o de Saúde e Tecnologia podem agora encaminhar as suas propostas de doutorado no próximo Edital de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), que caso aprovados, aumentariam em 50% o número de doutorados da UFMA.

Programas com grande estrutura e extremamente relevantes na área da saúde, que dispunham de nota 4, como o de Odontologia e Ciências da Saúde aumentaram suas notas para 5, evidenciando a consolidação da qualidade dos mesmos.