Notícias
Projeto de extensão na pós-graduação promove oficina para Agentes Comunitários de Saúde sobre a saúde da população negra
Por Emilly Cardozo
São Luís, MA - Na última sexta-feira, 29 de agosto de 2025, o Projeto “Extensão em Saúde: Ações da UFMA para fortalecimento das comunidades” promoveu, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Embratel, uma oficina voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e demais profissionais da UBS.
A atividade, realizada pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Saúde e Ambiente e Saúde do Adulto, abordou a Política Nacional Integral de Saúde da População Negra (PNSIPN): um diálogo entre a medicina tradicional dos povos de terreiro e a atenção primária, com o objetivo de valorizar os saberes tradicionais nas práticas de saúde da região.
Na ocasião, o projeto apresentou dois painéis, um que trata do SUS e a saúde integral da população negra; o outro abordou práticas integrativas e complementares na atenção primária à saúde.
Todos os presentes participaram ativamente da oficina partilhando experiências, vivências e produzindo um mapa, com base na cartografia social, onde cada um foi convidado a recordar os agentes da medicina tradicional, como rezadores, benzedeiras, parteiras, raizeiros e outros, que vivem na região onde os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuam.
De acordo com a Profa. Dra. Mayara Ingrid Sousa Lima, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA), essa atividade foi muito importante para sensibilizar os profissionais sobre a atuação intercultural na atenção primária em saúde, bem como identificar e mapear os espaços de produção de cuidados nos territórios.
A oficina foi ministrada pelo Ogã (Sacerdote de religiões de matriz africana) Antônio Henrique Costa, que também é professor doutor, e apoiador estratégico em saúde da população Negra da Fiocruz-Ministério da Saúde, além do Enfermeiro Mestre Raimundo Silva Cardoso, coordenador do campo de saúde do Núcleo de extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente.
Essa é mais uma das iniciativas da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Extensão na Pós-Graduação. O Projeto, intitulado “Extensão em Saúde: Ações da UFMA para fortalecimento das comunidades” , já desenvolveu uma série de ações de promoção de saúde na UBS da Vila Embratel.
Ações do documento