Notícias

Projeto de extensão na pós-graduação em Imperatriz promove oficina de preparação para mestrado no Território Indígena Krikati

publicado: 19/08/2025 14h04, última modificação: 20/08/2025 09h17
4.png

Ação faz parte do projeto de extensão "Capacitação e iniciativas para a inclusão social", que visa fortalecer o acesso de grupos de diversidade etnicorracial à pós-graduação.

IMPERATRIZ – O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSOC), ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está promovendo, entre os dias 18 e 22 de agosto, uma série de oficinas de orientação para o processo seletivo do mestrado. As atividades, que acontecem no campus de Imperatriz e na Aldeia São José, em Montes Altos, integram o projeto "Ações de extensão na Pós-graduação: capacitação e iniciativas para a inclusão social".

A iniciativa tem como objetivo principal preparar e incentivar o ingresso de candidatos de grupos sociais historicamente sub-representados na pós-graduação. As oficinas são voltadas para graduandos e recém-egressos, com foco em pessoas quilombolas, indígenas, negras, mulheres, pessoas com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros, camponesas e da agricultura familiar.

As atividades contam com a participação ativa de egressos e discentes do PPGS, que compartilham suas experiências e auxiliam os interessados na elaboração de projetos de pesquisa e na compreensão das etapas do processo seletivo.

As oficinas no Território Krikati são uma ação estratégica para garantir a efetividade das Políticas de Ações Afirmativas na pós-graduação. Ao levar a orientação diretamente para as comunidades, o programa busca reduzir as barreiras de acesso à educação e promover a inclusão da diversidade etnicorracial no ambiente acadêmico.

Essa frente de trabalho em Imperatriz e Montes Altos complementa as outras ações do projeto de extensão, que também incluem oficinas de empreendedorismo com comunidades tradicionais no município de Penalva. Ambas as iniciativas visam qualificar e empoderar agentes sociais, contribuindo para minimizar os efeitos das condições de vulnerabilidade e exclusão.

 

Ações do documento

registrado em: ,