Programa Futuras Cientistas abre inscrições para estimular participação de mulheres na Ciência e Tecnologia

publicado: 04/09/2023 11h27, última modificação: 04/09/2023 11h27
WhatsApp Image 2023-09-04 at 11.21.18.jpeg

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está com inscrições abertas para o programa "Futuras Cientistas". O objetivo é incentivar o interesse e a participação de mulheres nas diversas áreas de ciência e tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro.

Com o tema deste ano, "Transbordando o Conhecimento e Popularizando a Ciência e Tecnologia Nacional", o programa busca envolver meninas do segundo ano do ensino médio e professoras de escolas públicas de todo o país. Esta edição oferecerá um total de 470 vagas, distribuídas entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

As candidatas selecionadas terão a oportunidade de receber um auxílio financeiro no valor de R$ 600, fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, as participantes terão acesso a materiais de apoio para enriquecer sua jornada no mundo da ciência e tecnologia.

A iniciativa do programa Futuras Cientistas reflete o compromisso em promover a igualdade de gênero e incentivar o protagonismo das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Ao ampliar o acesso e o engajamento de meninas e professoras, o programa contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado no cenário científico e tecnológico do Brasil.

Não perca a chance de participar e fazer parte desse movimento de empoderamento feminino na ciência e tecnologia. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 11 de setembro. Se você é uma estudante do segundo ano do ensino médio ou uma professora de escola pública, essa é a sua oportunidade de se tornar uma futura cientista e fazer a diferença no mundo da pesquisa e inovação.

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do programa: link do programa. Junte-se a nós nessa jornada de descobertas e conquistas no universo da ciência e tecnologia!