Notícias

Programa de Pós-Graduação em Geografia abre vagas para Mestrado

publicado: 10/01/2023 11h28, última modificação: 10/01/2023 11h28
WhatsApp Image 2023-01-10 at 11.24.54.jpeg

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) tornou público, por meio do site da AGEUFMA, o edital Nº 75/2022 que regulamenta as normas para ingresso no curso de Mestrado em Geografia. A seleção será conduzida por Comissão de Seleção designada pelo Programa e os interessados podem se inscrever entre os dias 2 e 23 de janeiro.

O Curso de Mestrado em Geografia na modalidade acadêmico, tem duração regulamentar de 24 meses, será integralizado com o cumprimento de disciplinas obrigatórias e optativas, nos turnos matutino e noturno e conta com as seguintes linhas de pesquisa:

1. Ambiente e Análise Espacial 

2. Produção do Espaço e Territorialidades

Podem se inscrever graduados em Ciências Humanas, Sociais, Ambientais e Geociências, com formação superior em áreas afins aos objetivos ou às linhas de pesquisa, ou ao conteúdo programático estabelecido pelo Programa. Serão oferecidas até 16 vagas, a serem preenchidas por ordem de classificação dos(as) aprovados(as), de acordo com as vagas disponibilizadas por cada orientador(a), sendo que o(a) candidato (a) deverá indicar o(a) orientador(a) que estará concorrendo no momento de sua inscrição. 

As inscrições podem ser realizadas por meio do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) via preenchimento do formulário e envio da documentação solicitada no edital. Os documentos devem ser anexados como arquivos virtuais legíveis em formato PDF, com no máximo 5 MB de capacidade.  

A seleção será composta de três etapas, que são elas:

1ª Etapa - Inscrição (caráter eliminatório)

2ª Etapa - Avaliação do Anteprojeto (caráter eliminatório e classificatório)

3ª Etapa – Pontuação do Currículo Lattes (caráter classificatório)

A data do resultado final ainda não foi divulgada, mas as matrículas e o início do curso estão previstos para o mês de Março. Para mais informações sobre o processo seletivo acesse o edital através do link: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-75-2022-mestrado-em-geografia/edital-ageufma-no-75-2022-abertura-do-processo-seletivo-discente/view

Por Ana Luiza/AGEUFMA

registrado em: ,