Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMA abre inscrições para o Mestrado

publicado: 26/05/2023 10h28, última modificação: 26/05/2023 10h28
2.png

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de mestrado para o segundo semestre do período acadêmico de 2023.

O processo seletivo destina-se a graduados em cursos superiores aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e áreas afins. Essas áreas afins compreendem cursos de graduação com aderência à área de Engenharias IV da CAPES, tais como Engenharia Eletrônica, Engenharia da Informação, Engenharia de Computação, Engenharia de Teleinformática, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Sistemas, Engenharia Biomédica, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Física e Bacharelado em Matemática. Outros cursos não mencionados poderão ser aceitos a critério do Colegiado.

Também são elegíveis graduados em cursos superiores de instituições estrangeiras, desde que esses cursos sejam equivalentes às áreas especificadas anteriormente, de acordo com as normas da legislação brasileira e as diretrizes estabelecidas no edital.

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no endereço eletrônico: <https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S>. O período para inscrições está definido no item 9 do edital.

Conforme as normas estabelecidas pelo Decreto Federal 6.593 de 02 de outubro de 2008 e pelo Decreto 11.016 de 29 de março de 2022, os candidatos que declararem não possuir condições financeiras para custear a inscrição no processo seletivo poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Serão considerados elegíveis para a isenção os candidatos comprovadamente pertencentes a famílias de baixa renda.

No total, serão oferecidas 10 (dez) vagas para o curso de mestrado, distribuídas por área de concentração e linhas de pesquisa de acordo com a Tabela 1 disponível no edital. Os candidatos deverão indicar a área de concentração e a linha de pesquisa desejadas no momento da inscrição.