Notícias

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico abre 12 vagas para mestrado

publicado: 16/01/2023 12h00, última modificação: 16/01/2023 12h00
dessocio-01.jpg

Por Letícia AraújoAGEUFMA

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDSE) declarou aberto o processo seletivo para ingresso ao Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico no segundo semestre deste ano. O edital N° 05/2023 foi publicado no dia 04 de janeiro, está disponível no portal da AGEUFMA e recebe inscrições entre os dias 09 de janeiro e 31 de março de 2023.

Com duração de 240 horas/aula nos turnos matutino e vespertino, o curso de mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico é destinado aos portadores de diplomas reconhecidos pelo MEC nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Agrárias. Além disso, o candidato deve escolher entre as seguintes linhas de pesquisa:

  1. Desenvolvimento regional, agricultura e meio ambiente;

  2. Trabalho, Estado e mundialização.

No total, serão ofertadas 12 vagas, sendo nove destinadas à ampla concorrência, duas reservadas para candidatos autodeclarados negros e uma vaga reservada para candidatos com deficiência.

Para participar do processo, os interessados devem realizar suas inscrições por meio do SIGAA, anexando todos os documentos solicitados, inclusive o anteprojeto de pesquisa e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou a declaração de isenção. A isenção da taxa de inscrição, no valor de R$150,00, se aplica aos candidatos que comprovarem não possuir condições financeiras para custear o processo e deve ser requerida pelo e-mail do programa (ppgdse.ccso@ufma.br).

Após confirmação da inscrição, o candidato deve se submeter às etapas do processo seletivo, de acordo com as delimitações estabelecidas no edital. A seleção ocorre em 4 etapas, sendo elas: prova escrita; avaliação às cegas de anteprojeto; prova oral; prova de língua estrangeira.

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas da seleção é de inteira responsabilidade do candidato e pode ser feita através do portal da AGEUFMA (https://portalpadrao.ufma.br/ageufma), do SIGAA (http://www.sigaa.ufma.br) ou do site do programa (https://www.ppgdse.ufma.br).

Para mais informações, acesse o edital: 

https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-05-2023-mestrado-em-desenvolvimento-socioeconomico 

 

registrado em: ,