Notícias

Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais recebe inscrições para Mestrado e Doutorado até o dia 28/10

publicado: 17/10/2022 14h51, última modificação: 08/11/2022 11h26
WhatsApp Image 2022-10-17 at 14.41.27.jpeg

Por Letícia Araújo/AGEUFMA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM -UFMA) tornou público, no dia 14 de outubro, os editais n° 61/2022 e n° 62/2022, referentes à seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais. Os processos seletivos serão conduzidos por uma Comissão de Seleção designada pelo Programa e os interessados possuem até o dia 28 de outubro para realizarem suas inscrições.

O PPGCM é recomendado pela CAPES com conceito 4 e apresenta três linhas de pesquisa, tanto para Mestrado, quanto para Doutorado, veja a seguir:

  1. Síntese e Caracterização de compostos metálicos especiais;

  2. Síntese e Caracterização de Cristais Orgânicos e Inorgânicos;

  3. Materiais Vítreos e Cerâmicos.

Para participar do processo, em caso de Mestrado, os candidatos precisam ser graduados em um dos cursos definidos pelo Programa, sendo eles: Ciências Naturais, Ciência e Tecnologia, Física, Química ou Engenharia. Em se tratando de Doutorado, os interessados devem ser portadores do título de Mestre em uma das áreas a seguir: Ciência dos Materiais, Engenharia de Materiais, Física, Química ou Engenharias.

No total, serão ofertadas 04 vagas para Mestrado e 03 para Doutorado, a depender da linha de pesquisa escolhida pelo candidato. As inscrições devem ser realizadas através SIGAA (no endereço https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto), mediante envio de formulário de inscrição devidamente preenchido e da documentação solicitada no edital. 

Além da documentação necessária, os candidatos devem realizar o pagamento  da taxa de inscrição no valor de R$80,00 para Mestrado e R$100, 00 para Doutorado. Aqueles que comprovarem não possuir condições de custear o exame, podem solicitar a isenção da taxa por e-mail (ppgcm.ccsst@ufma.br).

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 21 de novembro de 2022, por meio dos canais de comunicação do programa (www.ppgcm.ufma.br), além disso, os candidatos podem acompanhar a atualização de todas as etapas do processo por meio do site da AGEUFMA (https://portalpadrao.ufma.br/ageufma).

Para mais informações, acesse o site da AGEUFMA em: página inicial > aba editais; e confira os editais de Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais.

registrado em: ,