Notícias
Programa Abdias Nascimento seleciona discentes do PPGS/UFMA e PGCULT/UFMA para mobilidade acadêmica internacional
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) anuncia, por meio do Programa Abdias Nascimento, a abertura do processo seletivo para bolsas de mestrado e doutorado sanduíche no exterior. São ofertadas até seis bolsas exclusivas para estudantes da UFMA, distribuídas igualmente entre o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). As inscrições estarão abertas de 11 de dezembro de 2024 a 11 de janeiro de 2025.
Os bolsistas selecionados terão a oportunidade de realizar parte de suas pesquisas em universidades dos Estados Unidos, como a Georgia State University, Florida International University e Xavier University of Louisiana. A ação está integrada ao projeto "Juventudes na Amazônia Oriental: educação e diversidade étnico-racial em contextos diaspóricos", que investiga as experiências de juventudes negras, indígenas e quilombolas.
Detalhes e Critérios da Seleção
O edital destaca que as bolsas, com duração de seis a dez meses, incluem auxílio financeiro, seguro saúde e apoio para instalação no exterior. Além disso, 50% das vagas são reservadas para ações afirmativas, contemplando mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, entre outros grupos.
Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa alinhados aos objetivos do programa, como a promoção de diálogos interculturais e a produção de subsídios teóricos e metodológicos voltados para a educação básica e o antirracismo. A inscrição será feita exclusivamente pelo e-mail mobilidadeabdiasnascimento@gmail.com, e é necessário o envio de documentos, incluindo plano de estudos, currículo atualizado e comprovantes acadêmicos.
Cronograma e Impacto
A seleção ocorrerá em etapas, com a análise dos planos de estudos entre 15 e 20 de janeiro de 2025 e a divulgação do resultado final em 28 de janeiro. Esta iniciativa reforça o compromisso da UFMA em promover a mobilidade internacional e contribuir para o desenvolvimento de estudos que abordem a diversidade étnico-racial e as pluralidades juvenis na Amazônia Oriental.