PROFNIT-UFMA prepara aula inaugural que abordará cenários, desafios e oportunidades dos ecossistemas de inovação no Maranhão

publicado: 23/02/2023 11h46, última modificação: 23/02/2023 12h59
WhatsApp Image 2023-02-23 at 10.51.04.jpeg

Por Lucio Silva

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se prepara para a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFMA). O evento acontecerá no dia 16 de março de 2023, às 9:00 da manhã, no Auditório Sérgio Ferretti, localizado na UFMA, no CEB Velho.

A palestra será ministrada pelo Superintendente de Políticas de Inovação da SECTI, Luiz Vinicius, que irá abordar o tema “Ecossistemas de Inovação no Maranhão: cenários, desafios e oportunidades”. O evento é uma realização da Coordenação do PROFNIT-UFMA.

A Coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias da AGEUFMA, Profa. Dra. Glória Bandeira, ressaltou a importância da aula inaugural para a UFMA e para a comunidade em geral. “O PROFNIT-UFMA é um programa de excelência que visa capacitar profissionais para a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A aula inaugural será um momento especial para apresentar o programa e discutir a importância da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia para o desenvolvimento econômico e social”, disse a professora.

O pró-reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho, destacou a relevância do evento para a universidade. “O PROFNIT-UFMA é um programa estratégico para a UFMA e para o estado do Maranhão. A aula inaugural será um momento importante para debatermos o papel da universidade na formação de recursos humanos para a inovação e a importância da integração entre universidade, empresa e governo para o desenvolvimento regional”, afirmou o professor.

O PROFNIT-UFMA é um programa de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar na área de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do país.