PROFNIT anuncia processo seletivo para Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

publicado: 01/07/2024 17h35, última modificação: 01/07/2024 18h01
EDITAL AGEUFMA MODELO (2).jpg

Notícia - Processo Seletivo PROFNIT 2025

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (AGEUFMA) anuncia a abertura do processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) para o ano letivo de 2025. A Comissão Acadêmica Nacional do PROFNIT torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA 2025), destinado a selecionar novos alunos para este programa de pós-graduação stricto sensu.

O PROFNIT é um curso gratuito, presencial e tem duração máxima de 24 meses, sendo coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN). O curso é promovido em rede nacional, com diversos pontos focais, cada um responsável pela disciplina acadêmica dos discentes e pela emissão do diploma de Mestre.

Estrutura e Objetivos do Programa

O PROFNIT tem como objetivo a formação de recursos humanos capacitados a atuar nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação, abrangendo setores acadêmicos, empresariais, governamentais e sociais. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação em 2015 e é oferecido em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam como pontos focais do programa.

Vagas Ofertadas

Para o ano de 2025, o PROFNIT oferece um total de 423 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• 260 vagas abertas/sem reservas
  • 105 vagas para ações afirmativas
  • 58 vagas para servidores
  • 16 vagas adicionais extranumerárias

Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas para ações afirmativas, vagas extranumerárias ou vagas para servidores também concorrem às vagas sem reserva.

Pontos Focais e Distribuição de Vagas

Os pontos focais responsáveis pelo PROFNIT são Instituições de Ensino Superior que gerenciam localmente o processo seletivo e a disciplina acadêmica. A tabela a seguir apresenta alguns dos pontos focais e a distribuição das vagas:

Ponto FocalVagas Sem ReservaAções AfirmativasServidoresExtranumeráriasTotal
IFAC 2 3 0 3 8
IFBA 4 3 1 1 11
IFCE 7 4 3 0 14
IFES 4 3 1 0 8
IFF 5 3 0 0 8
IFMS 4 4 4 0 12
IFPA 6 5 2 0 13
IFPB 3 2 2 0 8
IFRO 4 5 7 0 16
ITA 10 3 0 3 16
UEA 4 4 0 0 8
UEM 13 2 0 0 15
UEMG 10 4 0 4 18
UESC 5 6 1 0 12
UFAM 8 4 10 2 24

Inscrições e Calendário

Os candidatos interessados devem acessar o site oficial do PROFNIT (www.profnit.org.br) para consultar o edital completo, realizar a inscrição e acompanhar o calendário do processo seletivo, que inclui etapas como prova escrita, análise de currículo e entrevista.

A AGEUFMA reforça a importância desse programa para o desenvolvimento de competências em inovação e propriedade intelectual, essenciais para o avanço tecnológico e competitivo do Brasil.