Professora da UFMA Participa de Missão Acadêmica na Universidade de Southampton, Reino Unido

publicado: 13/06/2024 11h36, última modificação: 13/06/2024 11h36
Cópia de Cópia de Cópia de AGEUFMA-NOTÍCIA.png

A professora Rosangela Fernandes, Diretora de Pós-Graduação e coordenadora do Projeto EUQUERO da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participou de uma missão acadêmica na Universidade de Southampton, no Reino Unido. A missão ocorreu entre os dias 14 de fevereiro e 5 de março de 2024, como parte das atividades de cooperação internacional para o fortalecimento da pesquisa e do ensino superior.

O Projeto “Envolvendo Usuários para Melhoria da Qualidade dos Serviços e Garantia de Direitos: fortalecendo o sistema de cuidados de saúde materno-infantil nos primeiros 1000 dias no Brasil - EU QUERO” é uma iniciativa colaborativa entre as Universidades Federais do Maranhão (UFMA), de Goiás (UFG) e a University of Southampton. Este projeto de pesquisa-ação visa implementar intervenções junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para garantir os direitos de mulheres e crianças nos primeiros 1000 dias de vida, período crucial para o desenvolvimento infantil e a saúde materna.

Durante a missão, a professora Rosangela Fernandes participou de diversas atividades acadêmicas, incluindo reuniões com pesquisadores britânicos, workshops e visitas a instituições de saúde. Essas atividades visaram fortalecer os vínculos acadêmicos e científicos entre as instituições envolvidas, além de compartilhar boas práticas e metodologias inovadoras para a melhoria dos serviços de saúde materno-infantil.

A professora Rosangela Fernandes destacou a importância dessa colaboração internacional para a capacitação de nossos profissionais e para o avanço das pesquisas no Brasil. "Esta missão foi fundamental para a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a qualificação dos nossos profissionais e para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população," ressaltou.

O Projeto EUQUERO, iniciado em 2018, continua a trazer resultados significativos para a pesquisa e a prática em saúde no Brasil, reforçando o compromisso da UFMA com a excelência acadêmica, a inovação e a internacionalização.