Professor da UFMA recebe a Medalha Mérito Santos-Dumont da Força Aérea Brasileira

publicado: 26/07/2023 15h41, última modificação: 26/07/2023 15h42
WhatsApp Image 2023-07-25 at 11.48.12.jpeg

Em uma cerimônia realizada no dia último dia 20 de julho de 2023, o Prof. Dr. Luiz Antonio de Souza Ribeiro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi agraciado com a Medalha Mérito Santos-Dumont pela Força Aérea Brasileira (FAB). A honraria é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo pesquisador à FAB e representa o apreço e gratidão da instituição por sua significativa contribuição para o avanço tecnológico no setor elétrico e pela parceria estreita entre a academia e a Aeronáutica.

A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma distinção oficial e institucional da FAB, concedida a pessoas que se destacam em diversas áreas, incluindo ciência, tecnologia, militância, academia e promoção da cultura e indústria aeronáutica nacional. Nesse sentido, a solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, celebrou a trajetória do Dr. Luiz Antonio, exaltando seus feitos e liderança como Diretor do Instituto de Energia Elétrica (IEE).

A visão estratégica e habilidades gerenciais do homenageado têm sido fundamentais para o contínuo progresso do instituto e para a estabelecimento de parcerias significativas com diversos setores da sociedade. Em seu discurso durante a cerimônia, o Dr. Luiz Antonio expressou sua humildade e gratidão, agradecendo à Força Aérea Brasileira e a todos os colegas e alunos que o acompanharam ao longo de sua carreira.

O pesquisador é professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFMA, dedicando sua carreira ao avanço do conhecimento e ao desenvolvimento de jovens talentos na área da Engenharia. Ele enfatizou o potencial transformador da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico para o país, demonstrando o comprometimento com o avanço científico e tecnológico brasileiro.