PROCAD Amazônia fecha com chave de ouro: Seminário e Oficina de Artigos Científicos marcaram o evento

publicado: 09/08/2023 10h04, última modificação: 09/08/2023 10h04
Red and White Breaking News Instagram Post.png

O encerramento do PROCAD Amazônia, um evento de destaque no cenário acadêmico-científico, aconteceu no dia 4 de agosto, culminando em um período repleto de aprendizado e colaboração entre renomados programas educacionais e científicos. O evento contou com o Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia e a III Oficina de Redação de Artigos Científicos, reunindo profissionais e estudantes comprometidos com o avanço das áreas de saúde e odontologia na região da Amazônia.

O objetivo geral do evento foi a consolidação da rede de colaboração acadêmica e científica entre um programa de excelência, representado pelo FPO-UNICAMP (nota 7), e dois programas localizados na região amazônica, o UFAM-PPGO (nota 3) e o PPGO-UFMA (nota 4). Essa colaboração visa a impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e social na área da saúde e odontologia na Amazônia.

Os coordenadores dos programas participantes desempenharam um papel fundamental no sucesso do evento. A Profa. Dra. Maria Augusta Bessa Rebelo representou a UFAM, enquanto a Profª Dra. Cinthia Pereira Machada Tabchoury representou a UNICAMP. Pela UFMA, a Profª Dra. Cecília Claudia Costa Ribeiro coordenou a parte da instituição, contribuindo para a diversidade de perspectivas e conhecimentos.

A III Oficina de Redação de Artigos Científicos proporcionou um ambiente enriquecedor de aprendizado, onde discentes e docentes puderam compartilhar experiências nacionais e internacionais. A programação incluiu atividades tanto abertas quanto internas, abrangendo desde a disciplina "Procedimentos Analíticos", ministrada pela Profª Dra. Cinthia Tabchoury, até sessões dedicadas à redação e submissão de artigos científicos.

O evento também enfatizou a importância do PROCAD na consolidação e internacionalização dos Programas de Pós-Graduação, com palestras como a do Profº Drº Altair Cury, da UNICAMP. A colaboração entre os programas foi evidenciada durante as discussões sobre planejamento de ações futuras, destacando a união em prol do avanço da educação e pesquisa na região.

O encerramento do evento contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, em exercício, da UFAM, Profª Dra. Adriana Malheiros, reforçando a relevância da cooperação acadêmica para a formação de um futuro mais promissor para a Amazônia.

O PROCAD Amazônia demonstrou mais uma vez que a colaboração entre instituições acadêmicas de excelência é a chave para o desenvolvimento sustentável da região, impulsionando o avanço científico, tecnológico e social em áreas cruciais como a saúde e a odontologia.