Pró-reitora Flávia Nascimento participa do Podcast Papo Tech e destaca o papel da AGEUFMA na ciência e inovação

publicado: 18/10/2024 06h49, última modificação: 18/10/2024 07h26
WhatsApp Image 2024-10-18 at 06.49.07.jpeg

Durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) promoveu o Papo Tech, um podcast que recebeu como convidada a Profa. Dra. Flávia Nascimento, responsável pela AGEUFMA, uma pró-reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A conversa abordou a importância da ciência, tecnologia e inovação no contexto acadêmico e o papel da UFMA, por meio da AGEUFMA, em promover essas e outras áreas como o empreendedorismo e a internacionalização nas novas gerações.

A ciência como paixão e transformação

Flávia Nascimento destacou a relevância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como uma oportunidade de engajar a juventude. "É uma chance de ver o brilho nos olhos das crianças e adolescentes. Brincamos que a ciência é como um vírus que, uma vez que infecta, nunca mais nos deixa. Quem se encanta com a ciência será sempre cientista, independentemente de estar em uma bancada ou não", declarou a Profa. Dra. Flávia Nascimento, que é formada em biologia e atua na área de imunologia.

A pró-reitora ressaltou o impacto da ciência na formação e na curiosidade dos jovens e como a UFMA se empenha em divulgar esses valores. Ela também comentou sobre as conexões da universidade com o empreendedorismo e a inovação, que hoje são considerados indispensáveis para a formação de profissionais em qualquer área.

AGEUFMA: Cinco pilares estratégicos para o crescimento

Durante o episódio, a Profa. Dra. Flávia Nascimento explicou as responsabilidades da AGEUFMA, composta por cinco diretorias: Inovação e Empreendedorismo, Pós-Graduação, Pesquisa, Internacionalização e Graduação. "Esses eixos são fundamentais para o crescimento da universidade. Trabalhamos de forma integrada com a graduação, extensão e cultura para desenvolver toda a potencialidade da UFMA", afirmou.

Essa integração permite que a universidade prepare melhor seus alunos para o mercado de trabalho, formando profissionais com uma visão empreendedora, necessária para enfrentar os desafios contemporâneos. "Não estamos apenas formando empresários. Independentemente da profissão que você escolher, é essencial ter um olhar empreendedor", acrescentou.

Inovação e empreendedorismo: uma mudança cultural

Flávia Nascimento também refletiu sobre a evolução da cultura universitária em relação à inovação e ao empreendedorismo. "Há dez anos, a ideia de empreendedorismo na universidade era mal vista. O professor era visto como alguém que ensinava apenas por amor, e o diálogo com a iniciativa privada era evitado. Hoje, isso mudou. A universidade tem a responsabilidade de formar profissionais com essa perspectiva empreendedora", explicou.

A conexão com agências de fomento, como a FAPEMA, foi citada como essencial para viabilizar agendas de pesquisa e inovação. Segundo Flávia Nascimento, essas parcerias ampliam as oportunidades de desenvolvimento científico e econômico, alinhando a produção acadêmica com as necessidades da sociedade.

A participação da pró-reitora Flávia Nascimento no Papo Tech reforça o compromisso da UFMA em promover a ciência e tecnologia e adaptar-se aos novos tempos, formando profissionais preparados para atuar de forma inovadora e integrada no mundo contemporâneo. A 21ª SNCT, mais uma vez, mostrou-se uma plataforma crucial para aproximar a universidade da comunidade e inspirar as novas gerações.