Pró-Reitora da AGEUFMA concede entrevista para a Rádio Universidade e fala sobre desafios e possibilidades para a gestão da Agência

publicado: 21/12/2023 15h00, última modificação: 21/12/2023 15h00
Brown and white modern Live Streaming Podcast Instagram Story.png

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Profa. Dra. Flávia Nascimento, Pró-Reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), concedeu uma entrevista ao radialista Adalberto Júnior, na Rádio Universidade. Durante a conversa, a professora abordou a complexidade e importância da Agência, seus desafios e planos para fortalecimento de uma UFMA de qualidade.

Uma Agência Estratégica na Universidade Federal do Maranhão

A AGEUFMA, sob a liderança da Profa. Dra. Flávia Nascimento, assume um papel estratégico na universidade, sendo responsável por coordenar a inovação, empreendedorismo, pesquisa, pós-graduação e internacionalização. A professora destacou a abrangência da Agência, que visa facilitar o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade externa, buscando ampliar o alcance das ações universitárias.

Unidade e Colaboração entre Setores

Flávia ressaltou a importância da integração de várias diretorias em uma única pró-reitoria, unificando setores que antes operavam de forma mais independente. Essa mudança proporcionou uma comunicação mais efetiva entre as áreas de pós-graduação, pesquisa, internacionalização, empreendedorismo e inovação. A professora enfatizou que a união dessas diretorias trouxe uma maior amplitude de metas e um diálogo mais eficiente.

Desafios da Gestão e Diálogo com a Sociedade

Uma das principais possibilidades da AGEUFMA, segundo a Profa. Dra. Flávia Nascimento, é estabelecer uma comunicação eficaz entre a universidade e a comunidade externa. A Agência busca levar o conhecimento gerado na universidade para fora de seus muros, tornando-o acessível à sociedade. Esse desafio, de acordo com a professora, é crucial para que a população compreenda e valorize as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores da UFMA.

Perspectivas e Recursos para 2024

Quanto às perspectivas para 2024, a Pró-Reitora destacou a necessidade de parcerias e recursos externos, já que o orçamento depende em grande parte do Governo Federal. Mesmo diante das incertezas, Flávia mencionou a atuação de Agências de fomento, como a CAPES, que lançou editais com recursos consideráveis para extensão e pós-graduação. Além disso, ressaltou a importância de buscar parcerias com empresas e destacou projetos de inovação, como o voltado para a cadeia produtiva do caranguejo-açú

Desafios Orçamentários e Alternativas de Financiamento

Quanto aos desafios orçamentários, a professora admitiu que há incertezas, especialmente no aumento do orçamento esperado para 2024. No entanto, apontou alternativas como os editais da FINEP, que visam à aquisição e manutenção de equipamentos. Além disso, destacou o trabalho em parceria com o SEBRAE e outras entidades para buscar financiamento externo e ampliar as possibilidades de pesquisa e inovação na UFMA.

Metas para o Futuro e Parcerias Estratégicas

Flávia Nascimento mencionou metas para o futuro, como a expansão da pós-graduação para todos os centros da universidade, incluindo a criação de novos programas de doutorado e mestrado. Ela ressaltou a importância de parcerias estratégicas, como aquelas estabelecidas com a Secretaria de Educação e a Escola de Governo do Maranhão, visando atender demandas específicas da sociedade.

Empenho e Expectativas Positivas para 2024

A entrevista com a Profa. Dra. Flávia Nascimento revela um cenário de empenho, desafios e expectativas positivas para a AGEUFMA. A busca por parcerias, recursos externos e a ênfase na inovação e empreendedorismo destacam-se como estratégias fundamentais para enfrentar os desafios orçamentários e promover o desenvolvimento acadêmico e social na UFMA.