Notícias
PPGST da UFMA abre seleção para Mestrado em Saúde e Tecnologia com vagas remanescentes
Imperatriz, 12 de junho de 2025 – O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anuncia a abertura do processo seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico, por meio do Edital PPGST Nº 02/2025 – Mestrado Vagas Remanescentes. A iniciativa visa preencher vagas remanescentes e oferecer continuidade na formação de profissionais nas áreas da saúde, ciências biológicas e tecnologias.
As inscrições estão abertas no período de 04 de junho a 04 de julho de 2025. O processo seletivo será conduzido por Comissão de Seleção designada pelo Programa, conforme as normas estabelecidas no edital, no regimento interno do PPGST, na instrução normativa AGEUFMA nº 01/2020 e no regimento geral stricto sensu da UFMA.
O curso de Mestrado, na modalidade acadêmica, tem duração regulamentar de 24 meses. Sua integralização exige o cumprimento de disciplinas e atividades que totalizam um mínimo de 35 unidades de crédito, nos turnos matutino e vespertino. As atividades incluem a elaboração da dissertação (10 créditos), a aprovação em exame de língua estrangeira (obrigatoriamente inglês) até o segundo período letivo, a aprovação em exame de qualificação e a publicação ou submissão de artigo relacionado à dissertação em revista qualificada. As atividades do curso ocorrerão em tempo integral nas dependências do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – Unidade Avançada do Bom Jesus, em Imperatriz, Maranhão.
O programa está organizado em duas linhas de pesquisa:
Saúde e Sociedade: Foca na aplicação de métodos qualitativos e quantitativos para avaliação de abordagens, processos, serviços, recursos e produtos tecnológicos que visam monitorar, preservar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos seres humanos, examinando as implicações clínicas, econômicas, sociais, éticas e legais das tecnologias na saúde.
Tecnologias em Saúde: Tem como objetivo estudar o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e processos tecnológicos aplicados à saúde, incluindo a criação e aplicação de testes de novos modelos de avaliação clínica e experimental, bioprospecção de produtos naturais e desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos.
O público-alvo são graduados em cursos de nível superior das áreas da saúde, ciências biológicas, tecnológicas e afins. Serão oferecidas 5 (cinco) vagas regulares, sendo 1 (uma) vaga para a linha "Saúde e Sociedade" (ampla concorrência) e 2 (duas) vagas para a linha "Tecnologias em Saúde" (ampla concorrência). Além disso, há 2 (duas) vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas (para a linha "Tecnologias em Saúde") e 1 (uma) vaga suplementar para a Política de Qualificação de Servidores(as) Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação Efetivos(as) Ativos(as) da UFMA (TAEs) na linha "Tecnologias em Saúde". A política de ações afirmativas considera categorias como pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, PcD, pessoas trans e em situação de baixa renda.
As inscrições serão realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFMA, acessando pela plataforma Sou.Gov.br. Os documentos devem ser anexados em formato PDF, com cada arquivo de no máximo 5 MB. A taxa de inscrição é de R$ 200,00 (duzentos reais) , com possibilidade de isenção para candidatos que atendam aos critérios de família de baixa renda. O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição é de 04 a 13 de junho de 2025.
O processo seletivo constará de duas etapas eliminatórias e classificatórias : Etapa I - Análise do Curriculum Vitae (Modelo Lattes/CNPq) (peso 3) e Etapa II - Análise do Anteprojeto de Pesquisa e Defesa (peso 7). A defesa do anteprojeto será presencial e gravada.
A divulgação da classificação final da seleção e convocação para matrícula está prevista para 18 de agosto de 2025. O período de matrícula será de 08 a 12 de setembro de 2025 , com o início das aulas previsto para 15 de setembro de 2025.
Ações do documento