Notícias

Pós-graduação em Saúde Coletiva abre vagas para mestrado e doutorado

publicado: 11/07/2022 12h08, última modificação: 08/11/2022 11h31
WhatsApp Image 2022-07-11 at 12.07.28.jpeg

 

Letícia Araújo/AGEUFMA

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva tornou público o edital n° 37/2022, no dia 20 de junho, por meio do site da AGEUFMA. O edital regulamenta o processo de ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, que são reconhecidos com conceito 5 pela CAPES e recebem inscrições até o dia 02 de setembro de 2022, por meio do SIGAA.

Os interessados na modalidade de Mestrado Acadêmico devem possuir curso de graduação na área da saúde, ciências biológicas, sociais, humanas, tecnológicas, exatas e afins. Em se tratando dos proponentes ao Curso de Doutorado, é necessário ser portador do título de mestre em cursos recomendados pela CAPES e/ou reconhecidos pelo MEC, além de comprovar pelo menos uma publicação científica. Outro fator para o qual os candidatos devem estar cientes, são as sete linhas gerais de pesquisa disponibilizadas pelo Programa:

  1. Modelagem estatística aplicada à saúde;

  2. Estudos epidemiológicos e de intervenção em saúde bucal;

  3. Prevalência de agravos e determinantes da saúde de crianças, adolescentes e adultos ;

  4. Avaliação em saúde e serviços de saúde;

  5. Frequência, fatores etiológicos e consequências dos agravos e intervenções em saúde perinatal;

  6. Epidemiologia das Doenças Transmissíveis;

  7. Gestão do cuidado e subjetividade.

Para participar do processo, os candidatos devem enviar o formulário de inscrição, juntamente com a documentação solicitada, no formato PDF e com tamanho máximo de 5MB, por meio do SIGAA (o https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S). As 11 vagas direcionadas para o Mestrado e as 8 para o Doutorado, serão preenchidas pelos candidatos aprovados em todas as etapas, sendo elas: prova escrita de conhecimentos na área da Saúde Coletiva e análise curricular.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 16 de dezembro de 2022 e o período de matrículas para o mês de fevereiro de 2023. Os candidatos devem estar cientes de que o acompanhamento do processo é de sua inteira responsabilidade e pode ser feito através dos sites do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (www.pgsc.ufma.br) e do site da AGEUFMA (https://portalpadrao.ufma.br/ageufma).

 

Quaisquer dúvidas, durante o processo, devem ser encaminhadas à coordenação do PPGSC por e-mail: seletivopgsc@ufma.br

Para mais informações, acesse o edital: 

https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-37-2022-programa-de-pos-graduacao-em-saude-coletiva/edital-de-selecao-para-ingresso-de-discentes-em-niveis-de-mestrado-e-doutorado-academicos.pdf 

 

registrado em: ,