Pós-Graduação em Química publica edital com vagas para mestrado e doutorado

publicado: 20/03/2024 08h04, última modificação: 20/03/2024 08h08
EDITAL AGEUFMA MODELO.jpg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, torna público o período de inscrições para o Curso de Doutorado e Mestrado Acadêmico em Química, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuim). As inscrições estarão abertas de 01 a 15 de abril de 2024, através do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), disponível no endereço eletrônico https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S.

Edital disponível em: https://portalpadrao.ufma.br/ageufma/editais/edital-ageufma-no-20-2024-programa-de-pos-graduacao-em-quimica/ed-ageufma-no-20-2024-abertura-do-processo-seletivo-discente-para-os-niveis-de-mestrado-e-doutorado

Caracterização do Programa e do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Química, com nota 4 pela CAPES, oferece um currículo composto por disciplinas e atividades que totalizam 18 créditos para o Mestrado e 28 créditos para o Doutorado. Ambos os cursos têm duração regulamentar de 24 e 48 meses, respectivamente, em modalidade acadêmica.

Linhas de Pesquisa

O PPGQuim está organizado nas seguintes linhas de pesquisa:
1. Estudos Avançados em Química Analítica, Sistemas Eletroquímicos e Fotoeletroquímicos.
2. Química de Materiais, Interfaces e Superfícies.
3. Química de Produtos Naturais, Obtenção, Aplicação de Compostos e Química Computacional.

Público-Alvo

Para o Doutorado, são destinadas vagas a profissionais com Mestrado em Química ou áreas afins. Já para o Mestrado, são abertas para profissionais com Graduação em Química ou áreas correlatas. Além disso, alunos dos cursos mencionados, com créditos e monografia/dissertação defendida ou com data marcada para defesa, podem se inscrever.

Vagas e Prazos

A presente seleção oferecerá 7 vagas para o Doutorado e 8 vagas para o Mestrado, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. O período de inscrição é de 01 a 15 de abril de 2024, com data limite para pedido de isenção de taxa de inscrição entre 25 e 28 de março de 2024.

Interessados em ampliar seus conhecimentos na área de Química, bem como contribuir para a pesquisa científica, têm agora a oportunidade de ingressar em um dos programas mais prestigiados da UFMA.